AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, conscientização e troca de experiências sobre a doença de Parkinson

Debate vista aumentar conhecimento sobre doença e compartilhar desafios dos cuidados demandados por ela

quarta-feira, 10 Abril, 2024 - 10:15

Foto: Pixabay

A difusão de conhecimentos sobre a doença de Parkinson para a população e o estímulo ao debate entre o poder público e a sociedade organizada sobre os cuidados que a doença demanda serão debatidos em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento nesta quinta-feira (11/4), às 13h, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Wilsinho da Tabu (Pode), o evento também visa estimular trocas entre pessoas com a doença, rede de apoio e profissionais de saúde sobre o tema. O evento pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado, presencialmente ou em tempo real pelo Portal CMBH ou pelo canal da Câmara no YouTube. Comentários, perguntas e sugestões podem ser enviados remotamente por meio de formulário eletrônico disponível até o encerramento da reunião.
 
No texto do requerimento, Wilsinho da Tabu explica que o Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta o movimento humano e causa diversos sintomas físicos e mentais, como tremores e rigidez muscular. O vereador afirma que a doença tem impacto direto na saúde dos indivíduos afetados e traz consigo desafios significativos em termos de cuidados de saúde, apoio social e adaptações necessárias na vida cotidiana e no ambiente urbano. Ele explica que a audiência visa aumentar a conscientização sobre a doença, seus sintomas, tratamentos disponíveis e as necessidades específicas dos que vivem com essa condição. Além disso, o evento permite que pacientes, familiares, profissionais da saúde, pesquisadores e formuladores de políticas compartilhem experiências, conhecimentos e desafios sobre o tema. O parlamentar conclui que essa troca é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e de estratégias de apoio adaptadas à realidade dos cidadãos belo-horizontinos.
 
Para o debate, foram convidados o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, e a presidente da Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), Janette de Melo.
 
Origem e diagnóstico da doença
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o Parkinson é uma doença neurológica causada pela degeneração das células que produzem uma substância denominada dopamina e situadas numa região do cérebro chamada substância negra. A diminuição ou ausência de dopamina afeta os movimentos provocando sintomas como tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. O diagnóstico da doença é feito através da observação do paciente e de exame neurológico. A maioria dos acometidos experimenta sintomas como aumento gradual dos tremores de dedos ou mãos, que também podem afetar queixo, cabeça ou pés, além de poder afetar diferentemente um dos lados do corpo. Outros sintomas são maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para frente. A doença não tem cura, mas pode ser tratada com o combate aos sintomas ou o atraso de seu progresso.  
 
Superintendência de Comunicação Institucional