PARLAMENTO JOVEM 2024

Abertura da etapa municipal tem palestra sobre melhorias no ensino escolar

Premiada pelos bons resultados em sala de aula, jovem educadora falou sobre o tema da 20ª edição do PJ

quinta-feira, 21 Março, 2024 - 20:15

Foto: Karoline Barreto / CMBH

O lançamento oficial do Parlamento Jovem 2024 na Câmara de BH reuniu representantes das entidades parceiras, professores e alunos das escolas participantes na tarde desta quinta-feira (21/3), no principal plenário da Casa. O protagonismo dos estudantes no tema “Melhorias no Ensino Escolar”, escolhido para a 20ª edição do projeto, foi destacado pela professora de História e escritora Lavínia Rocha, reconhecida nacionalmente pela metodologia criativa que desperta o interesse e o engajamento dos alunos. Em sua palestra, a convidada lamentou o aumento da evasão escolar não apenas de estudantes, mas também de professores, e defendeu a construção conjunta de um ensino e um ambiente mais motivadores para ambas as partes. Coordenadores do projeto parabenizaram os jovens que aceitaram o desafio de ocupar espaços institucionais de debate e decisão, com a oportunidade de refletir, falar, ouvir e contribuir sobre uma questão tão importante para toda a sociedade.  

Saudando os parceiros da Assembleia Legislativa (ALMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e participantes do PJ 2024, o gerente da Escola do Legislativo da CMBH, Roberto Edson Almeida, desejou aos estudantes um ano de muito aprendizado, troca de ideias e oportunidades de fortalecer a participação juvenil, repetindo o sucesso dos anos anteriores do Parlamento Jovem.

A coordenadora estadual do PJ, Luíza Diniz da Cruz, da Escola do Legislativo da ALMG, e o professor Ricardo Tsuyoshi Motai, da pró-reitoria de extensão da PUC Minas, também agradeceram os professores, gestores e alunos das Escolas Estaduais Henrique Diniz e Augusto de Lima, da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) e os universitários que atuarão como monitores. Luíza exaltou os reflexos visíveis e invisíveis do projeto na sociedade e nos estudantes, que, além de se divertir e fazer amizades, reproduzem o aprendizado em casa, na escola e em outros ambientes, inspirando ideias e mudanças. Para valorizar a contribuição de cada um, com suas habilidades, talentos e características únicas, Ricardo contou a história de uma colherzinha de plástico sempre desprezada pelos moradores de uma casa, que, com a chegada de uma criança, descobriu a própria utilidade e importância.

“Parceria e afeto”

Convidada especial do evento, a professora e criadora de conteúdo Lavínia Rocha citou o aumento da evasão escolar e o “apagão” de professores - desinteresse das novas gerações e desistência de atuais -, apontados em pesquisas. “Ninguém quer saber de escola”, lamentou, parabenizando os estudantes que se dispuseram a “agir na história”, debatendo e buscando soluções para melhoria do ensino. Vencedora do prêmio Perestroika e finalista do prêmio Porvir, a jovem educadora contou como obteve o engajamento dos alunos nos conteúdos por meio de atividades dinâmicas e criativas, que passou a difundir nas redes, e salientou a importância do diálogo, parceria, empatia e afeto entre professores e alunos na construção de um ambiente produtivo e gratificante para o ensino e a aprendizagem.

Saiba mais
 
Criado em 2004, o Parlamento Jovem (PJ) é um projeto de formação política e cidadã que integra alunos do ensino médio e universitários em atividades que ampliam a compreensão sobre a organização e o funcionamento dos Poderes e, em especial, o Legislativo, despertando o interesse pela agenda sociopolítica e pelo exercício da participação democrática nas discussões e decisões coletivas. O PJ promove atividades de formação, debate, proposição e negociação em torno do tema da edição, como prevenção do uso de drogas (2011); segurança pública e direitos humanos (2015); mobilidade urbana (2016); violência contra a mulher (2018); saúde mental dos jovens; o jovem e o mercado de trabalho (2023), entre outros.  

A temática, escolhida na edição anterior, é trabalhada em etapas municipal, regional e estadual. Na primeira, os estudantes participam de oficinas, debates, palestras com especialistas, visitas à Câmara e a instituições ligadas ao tema e elaboram sugestões sobre os problemas apurados. Após a discussão nos Grupos de Trabalho e na Plenária Final, é emitido um Documento contendo as propostas aprovadas. Na etapa estadual do projeto, elas poderão ser submetidas à apreciação da Comissão de Participação Popular da Assembleia de Minas, que avalia as sugestões, podendo transformá-las em projetos de lei e outras proposições. 

Superintendência de Comunicação Institucional

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