DIÁLOGO ENTRE PODERES

Quatorze vereadores pedem reunião com prefeito em ofício enviado por Henrique Braga

De acordo com ele, o objetivo é buscar a conciliação entre Executivo e Legislativo em prol dos interesses da cidade

terça-feira, 5 Setembro, 2023 - 18:45

Foto: Bárbara Crepaldi / CMBH

O conselheiro benemérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Henrique Braga (PSDB), assinou um ofício, nesta terça-feira (5/9), destinado ao prefeito Fuad Noman (PSD) solicitando que o chefe do Executivo receba pessoalmente 14 vereadores com o intuito de se buscar a normalidade institucional nas relações entre Executivo e Legislativo. Conforme o documento, “por muitas vezes, a tratativa com os secretários municipais vem sendo insuficiente para tratar os pleitos de interesse de nossas comunidades”. Os parlamentares complementam que entendem que o prefeito “pode melhorar sua gestão ao tratar, sem intermediários, com este conjunto de parlamentares”. Além de Henrique Braga, compõem o grupo que solicita audiência com o chefe do Executivo: Braulio Lara (Novo), Cleiton Xavier (PMN), Fernando Luiz (PSD), Gilson Guimarães (Rede), Irlan Melo (Patri), Loíde Gonçalves (Pode), Ramon Bibiano da Casa de Apoio (PSD), Ciro Pereira (PTB), Fernanda Pereira Altoé (Novo), o presidente Gabriel (sem partido), Jorge Santos (Republicanos), Marcela Trópia (Novo) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL).

Conforme Henrique Braga, que se apresenta como “porta-voz da conciliação” entre Executivo e Legislativo, o objetivo da iniciativa é apaziguar a relação entre os dois Poderes, promovendo um acordo que possa pôr fim à crise política que vem impedindo a votação de projetos importantes para a cidade. “Nós precisamos colocar a Câmara pra andar, mas desde que o prefeito colabore também, fazendo a parte dele”, explica o conselheiro benemérito. Ainda de acordo com Henrique Braga, a solicitação da reunião se dá diante das reclamações públicas de vereadores, que se pronunciaram em Plenário a respeito do fato de que não conseguem ser recebidos pelo chefe do Executivo.

Também integrante do grupo de parlamentares que pede a reunião com o prefeito, Sergio Fernando Pinho Tavares se pronunciou a respeito do tema em Plenário, nesta terça-feira. Segundo ele, em cerca de oito meses como vereador, esteve com o prefeito apenas uma vez. Sergio Fernando argumenta que a participação direta do prefeito pode contribuir muito “na construção da paz entre Legislativo e Executivo”. O parlamentar afirma, ainda, que os agentes políticos precisam pensar nas pautas importantes para Belo Horizonte, salientando que está nas mãos do prefeito a possibilidade de garantir essa construção em prol da cidade

Macela Trópia, que também faz parte do grupo que solicita audiência com o chefe do Executivo, disse em Plenário, nesta terça-feira, que se sente vetada pelo Poder Executivo. Ela, que afirma ter sido recebida apenas duas vezes pelo prefeito, pediu uma oportunidade para contribuir com as políticas públicas de educação da capital. Segundo a parlamentar, dados da Prefeitura apontam que Belo Horizonte tem 65% de alunos do 6º ao 9º ano com defasagem educacional. “Pra onde vai a aprendizagem da nossa cidade? Eu gostaria muito de ser recebida pelo prefeito pra dar continuidade a uma série de pautas que eu já levei pra ele”, afirma Marcela. A parlamentar conta que há uma “diretriz velada” na PBH que faz com que não seja recebida e que impede que suas demandas sejam atendidas. “Prefeito, as minhas pautas não são minhas, são pautas pra cidade”, argumentou Marcela ao citar a lei de liberdade econômica e os cuidados com a saúde visual de estudantes como temas sobre os quais gostaria de ver maior atenção da Prefeitura.

Loíde Gonçalves também defendeu em Plenário o diálogo com o chefe do Executivo. Segundo a vereadora, se o prefeito recebesse os 14 parlamentares citados no ofício, a relação entre os Poderes poderia melhorar. Ainda de acordo com ela, a Prefeitura não tem respondido a seus questionamentos, o que a obriga a apresentar requerimentos cobrando informações sobre temas observados em visitas técnicas. “O diálogo é a melhor forma para resolvermos algumas questões”, explica Loíde.

Diálogo com o Executivo também foi o pedido apresentado por Braulio Lara em Plenário. Ele afirma que quer discutir com o prefeito temas importantes para a cidade, como o Aeroporto Carlos Prates, a poluição sonora e o sistema de inspeção municipal, que beneficiaria aqueles que trabalham com a fabricação de produtos de origem animal.

Da parte do governo, o líder Bruno Miranda (PDT) afirmou que o prefeito tem como característica dialogar e escutar o contraditório. Ele também defendeu a necessidade de se melhorar as relações para que se possa estabelecer um diálogo profícuo em benefício da cidade.

Superintendência de Comunicação Institucional