MULHERES

Audiência discutiu rumos para construção de uma política de cuidados em BH

Valorização de quem cuida e garatia dos direitos de quem necessita de cuidados estão entre as propostas

terça-feira, 29 Agosto, 2023 - 18:15

Foto: Barbara Crepaldi/CMBH

A Comissão de Mulheres recebeu, nesta terça-feira (29/8), agentes da sociedade civil e do poder público para tratar do fortalecimento das políticas de cuidado em Belo Horizonte. O termo designa trabalhos de suporte à vivência familiar e comunitária, como a preparação de alimentos, a limpeza e organização dos espaços compartilhados, bem como o apoio às atividades de pessoas com diversos graus de autonomia ou dependência, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e enfermos. No encontro, que foi requerido pelos vereadores Cida Falabella (Psol), Iza Lourença (Psol) e Pedro Patrus (PT), a Prefeitura anunciou a criação de um grupo de trabalho que vai elaborar a proposta da Política Municipal de Cuidados. 

Como lembrou a vereadora Marcela Trópia (Novo), na nossa sociedade, as atividades de cuidado tradicionalmente recaem mais sobre as mulheres, ponto de vista compartilhado por Cida Falabella e Iza Lourença, que destacam que as desigualdades raciais são outro elemento que se expressa na economia dos cuidados. Dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-c) do IBGE, trazidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, corroboram esse cenário. Números de 2019 mostram que  as mulheres dedicavam, na média, 21,7 horas semanais ao trabalho doméstico e de cuidados não remunerado, enquanto os homens dedicavam 11 horas. Para as mulheres brancas essa cifra era de 21 horas semanais e para as mulheres negras, 22,3 horas por semana. Entre as mulheres com renda inferior a 1/4 de salário-mínimo essa quantidade de horas semanais subia a 25 horas, e diminuía a 14 horas entre aquelas com renda superior a 8 salários mínimos.

Para a vereadora Cida Falabela, os cuidados são essenciais para a manutenção da vida, desde a infância até a velhice, razão pela qual esses serviços devem ser pensados como um bem público e tratados como tal, inclusive no âmbito da formulação das políticas públicas. Nesse sentido, defende a parlamentar, é fundamental pensar o “cuidado como direito” e também tratar dos “direitos de quem cuida”, como forma de fazer frente às desigualdades que estão presentes nas estatísticas relativas ao tema. 

Cuidado em perspectiva ampliada

Para a professora Érica Dumont, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da UFMG, as políticas de cuidado envolvem não apenas a atenção à família e ao outro, mas também a dimensão comunitária e ambiental. Referem-se, nesse sentido, a tudo aquilo que fazemos para manter e reparar o nosso mundo, de modo a viver nele da melhor forma possível. Na audiência, foram apresentadas duas iniciativas da sociedade civil que exemplificam essa vivência. Uma delas é a Horta Comunitária Vila Pinho, no Barreiro, onde produtos agroecológicos são cultivados de forma coletiva, produzindo renda para as famílias envolvidas e garantindo a ocupação sustentável do espaço urbano, além de oportunizar alimentos de qualidade para a população do entorno. Outra iniciativa é o Coletivo Etinerâncias, que, entre diversas realizações, atua na tecitura de redes para garantir o fortalecimento recíproco de grupos e indivíduos que atuam na promoção de cuidados em âmbito comunitário. 

A atuação da Prefeitura de Belo Horizonte para a promoção de uma política de cuidados no município também tem como norte esse entendimento ampliado do conceito. Conforme relata a servidora Alice Brandão, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac), o Executivo instituiu, neste ano, um grupo de trabalho intersetorial sobre o tema, coordenado pela pasta e integrado ainda por representantes das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico. Além de elaborar um diagnóstico com mapeamento de programas e serviços públicos de cuidado em BH, o grupo será responsável por propor a Política Municipal de Cuidados, voltada a garantir o direito ao cuidado a todas as pessoas que dele necessitam e, ao mesmo tempo, assegurar melhores condições de trabalho para quem cuida, reconhecendo e enfrentando as desigualdades estruturais que marcam a realização desse tipo de serviço. Criado em junho de 2023, o grupo tem 180 dias para concluir suas atividades. 

Reconhecer e redistribuir

Adotando ponto de vista semelhante ao defendido pela representante da Smasac, Cida Falabella destacou que o fortalecimento das políticas de cuidado exige que o poder público e a sociedade civil atuem em conjunto com vistas a reconhecer o trabalho de quem cuida; a reduzir as horas não remuneradas de trabalho; a redistribuir o trabalho de forma mais justa; e a reorganizar políticas públicas de modo a garantir a ação integrada e complementar na esfera da oferta de cuidados. 

Já o vereador Pedro Patrus (PT) apontou que a audiência foi uma importante oportunidade de aprendizado sobre o tema, que muitas vezes é mantido na esfera da invisibilidade. Segundo ele, debates como o promovido pela Comissão de Mulheres contribuem para lançar luz sobre o assunto e indicam que o parlamento também espera contribuir para a construção e a qualificação dessa política, inclusive no âmbito da produção de leis pertinentes ao tema. 

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para discutir as políticas de cuidado vigentes no município de Belo Horizonte - 28ª Reunião Ordinária da Comissão de Mulheres