AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ações de combate à leishmaniose serão debatidas na próxima quinta

Doença acomete principalmente os cães, mas também pode contaminar gatos e seres humanos

terça-feira, 22 Agosto, 2023 - 08:00
Imagem de dois cães brincando soltos na rua

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

As denúncias de aumento de casos de leishmaniose por pessoas que trabalham diariamente com animais, especialmente no Barreiro, motivaram a Comissão de Saúde e Saneamento a acatar um pedido de audiência pública para abordar as ações de combate à doença na cidade. Autor do requerimento, Helinho da Farmácia (PSD) destacou a gravidade da doença, “que inclusive pode ser transmitida para humanos e causar graves complicações”. O evento, marcado para a próxima quinta-feira (24/8), às 13h, no Plenário Camil Caram, será transmitido ao vivo pelo portal da CMBH. Os interessados podem participar encaminhando dúvidas e sugestões por meio do link.

O parlamentar chamou a atenção para a ausência de políticas públicas voltadas para o combate à leishmaniose, principalmente em locais com grande incidência do transmissor da doença, o mosquito palha. “Fomos procurados por pessoas que trabalham diariamente com animais e que notaram um aumento significativo dos casos, principalmente na Região do Barreiro. Assim, achei importante colocar o assunto em discussão e buscar mecanismos junto ao Executivo Municipal para testagem e controle desta doença", afirmou.

Foram convidados para participar do debate o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias; o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta; os representantes dos Conselhos Municipal de Saúde e do Distrital de Saúde Barreiro, Antônio de Pádua Aguiar  e Teresinha de Jesus Botelho, respectivamente, além da gerente Regional de Zoonoses Barreiro, Raquel Lorenzato Rocha Cordeiro.

Superintendência de Comunicação Institucional