AUDIÊNCIA PÚBLICA

Política de gestão de serviços de saúde mental entra em debate na quarta (21/6)

Objetivo é discutir propostas para qualificar atendimento a usuários de álcool e drogas, bem como ao público infanto-juvenil

segunda-feira, 19 Junho, 2023 - 18:00

Foto: Divulgação/Fhemig

O funcionamento dos serviços de atenção à saúde mental em Belo Horizonte estará em debate em audiência da Comissão de Administração Pública na próxima quarta-feira (21/6), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Em pauta, os impactos da eventual terceirização do gerenciamento e da operacionalização de serviços do Centro de Referência em Saúde Mental Infanto Juvenil Centro-Sul (antigo Centro Psíquico da Adolescência e Infância - Cepai/Fhemig); e do Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas Centro-Sul (antigo Centro Mineiro de Toxicomania - CMT/Fhemig). A expectativa é que a reunião coloque em debate, ainda, a municipalização dos serviços prestados. O encontro, que foi requerido pelos vereadores Pedro Patrus (PT), Bruno Pedralva (PT), Cida Falabella (Psol) e Iza Lourença (Psol), é aberto à participação de qualquer interessado, podendo ser acompanhado presencialmente ou de forma remota, no canal da Câmara no Youtube. Perguntas e manifestações sobre o tema podem ser encaminhados via formulário digital

Os Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) são equipamentos públicos que atuam no tratamento e na busca de estabilização do quadro clínico dos usuários, com vistas a garantir a reconstrução da vida pessoal, o convívio e a reinserção social, a partir do suporte de equipe multiprofissional e da oferta de atividades diversas, entre as quais oficinas e ações socioculturais e de lazer. 

Já os Centros de Referência em Saúde Mental Infanto-Juvenil (CERSAMIs) são serviços que acolhem a urgência em saúde mental, com atendimento intensivo às crises e casos graves, voltado a crianças e adolescentes. O equipamento oferta projeto terapêutico de acordo com a necessidade de cada usuário, por meio da atuação de equipe composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, entre outros.

Foram convidados para a audiência pública, entre outros, representantes das secretarias municipais de Governo; de Saúde; de Planejamento, Orçamento e Gestão; da PBH Ativos S/A; da Comissão Municipal de Reforma Psiquiátrica; dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde; do Fórum Mineiro de Saúde Mental; da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Superintendência de Comunicação Institucional