AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reunião vai discutir má conservação e insegurança no Viaduto Santa Tereza

Patrimônio tombado do Município, apenas em 2022 1.314 boletins de ocorrências foram registrados na região do viaduto

segunda-feira, 24 Abril, 2023 - 13:15

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Debater as condições atuais do Viaduto Santa Tereza, patrimônio tombado do Município de Belo Horizonte e que se encontra em mal estado de conservação. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Administração Pública realiza na quarta-feira (26/4), às 13h30, Plenário Camil Caram. Solicitado por Fernanda Pereira Altoé (Novo) e José Ferreira (PP), o encontro deve debater ainda aspectos como a falta de iluminação e de policiamento nas redondezas do viaduto. A reunião, que será transmitida ao vivo pelo Portal CMBH e pelo YouTube, é aberta à população, que pode participar de forma presencial ou enviar dúvidas e/ou sugestões por meio de formulário disponível.

Falta de segurança e sobreposição

Segundo os parlamentares que assinam a petição, em visita técnica ao Viaduto Santa Tereza, em fevereiro deste ano, foram ouvidos relatos e reclamações sobre a falta de segurança no local e nos arredores, o que teria sido confirmado pelos dados apresentados por policiais militares. Conforme narrado pelos militares, no ano de 2022 foram registrados 1.314 boletins de ocorrência apenas no quarteirão entre a Rua da Bahia e a Estação Ferroviária.

De acordo com os vereadores, atualmente, há uma base móvel da Guarda Municipal próxima à Praça Sete, local que também abriga uma base móvel da Polícia Militar que atua, diariamente, das 7h às 24h, havendo, assim, uma sobreposição de policiamento. “Por outro lado, a escadaria do Viaduto Santa Tereza, tombada pelo Patrimônio Histórico, o acesso ao Parque Municipal, a Serraria Souza Pinto, a estação de integração de ônibus Arão Reis, o acesso ao metrô, a Praça da Estação, a Estação Ferroviária, além de diversos prédios comerciais, clube de tiro e bares encontram-se sem policiamento e em grave situação de insegurança”, destacaram.

Para o encontro, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal Adjunto de Segurança e Prevenção; do Comando do Primeiro Batalhão da PMMG, das Coordenadorias de Administração da Regional Centro Sul e da Regional Leste; da Superintendência de Limpeza Urbana; do movimento Família de Rua, responsável pela organização do Duelo de MCs e da Concessionária de Iluminação Pública BHIP.

Marcas da história ao longo do tempo

O Viaduto de Santa Tereza integra a lista dos bens municipais protegidos como Patrimônio Cultural da cidade. Segundo informações disponíveis no site da PBH, o patrimônio cultural de uma cidade é conjunto das manifestações produzidas socialmente ao longo do tempo, seja no campo das artes, nos modos de viver, nos ofícios, festas, lugares ou na paisagem da própria cidade, com seus atributos naturais, tangíveis, intangíveis e edificados. As edificações, o traçado da cidade, o desenho dos passeios, as praças, o paisagismo, as manifestações culturais, os costumes, os saberes, celebrações e práticas culturais são referências simbólicas e afetivas dos cidadãos em relação ao espaço vivido, e constituem a imagem e a identidade de sua cidade. “Preservar o patrimônio cultural de uma cidade é manter vivas as marcas de sua história ao longo do tempo e, assim, assegurar a possibilidade da construção dinâmica da identidade e da diversidade cultural daquela comunidade”, destaca trecho da publicação.

Superintendência de Comunicação Institucional