MESA DIRETORA

Wesley (PP) toma posse como 2º vice-presidente da Câmara

Parlamentar foi eleito para o cargo em dezembro do ano passado e fará parte da Mesa Diretora até o final de 2024

segunda-feira, 9 Janeiro, 2023 - 18:30

Foto: Ernandes/CMBH

O vereador Wesley (PP) tomou posse, nesta segunda-feira (9/1), como 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ele foi eleito para o cargo no dia 28 de dezembro e deverá ocupá-lo até o final desta legislatura, que se encerra em 31 de dezembro de 2024. O 2º vice-presidente pode substituir o presidente na sua ausência ou impedimento e, ainda, exercer as atribuições que lhe forem delegadas pelo presidente da Casa. Durante a cerimônia de posse, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o presidente Gabriel (sem partido) destacou que Wesley será “referência quando o assunto for mobilidade urbana” e salientou que o 2º vice-presidente deverá atuar para “destravar Belo Horizonte” no que diz respeito a questões de transporte e sistema viário. “Eu tenho plena confiança de que, entre os 41 vereadores, Wesley vai se destacar enormemente pelo que vai entregar pra Belo Horizonte”, afirmou Gabriel em referência ao trabalho do parlamentar na área de mobilidade.

Além de assegurar que o 2º vice-presidente será mantido como integrante da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da CMBH, Gabriel destacou ainda o papel do vereador como presidente da Frente Parlamentar Cristã, associação suprapartidária de integrantes do Poder Legislativo destinada a tratar de temas e a aprimorar a legislação de interesse dessa comunidade religiosa. “Wesley é um vereador que aqui tem muitas responsabilidades, ele preside a Frente Parlamentar Cristã, repleta de vereadores que estão muito dispostos a trabalhar pela cidade e, por isso, tem uma responsabilidade dobrada”, destacou o presidente da Câmara sobre o recém-empossado membro da Mesa Diretora da Casa. 

Mesa Diretora

“Tenho certeza de que o presidente Gabriel vai deixar um grande legado para a Câmara Municipal, mas principalmente para Belo Horizonte. Então, poder fazer parte desta Mesa Diretora me orgulha muito”, destacou Wesley ao tomar posse do cargo de 2º vice-presidente.

À Mesa Diretora compete privativamente a aprovação da proposta do orçamento anual da Casa e a emissão de parecer sobre os projetos que proponham alteração do Regimento Interno ou que fixem a remuneração dos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e vereadores). Também é de sua competência a criação, mudança ou extinção de cargos do quadro funcional da Câmara e a concessão de autorização para o prefeito se ausentar do Município. 

Atuação parlamentar

Eleito vereador da capital pela segunda vez em 2020, Wesley é um dos autores de projeto de lei que pretende que a remuneração das concessionárias de ônibus se dê por produção quilométrica, ou seja, pelo trajeto percorrido pela linha de ônibus, independente do número de passageiros transportados. Atualmente, o sistema é remunerado exclusivamente pelo número de passageiros transportados a cada viagem, o que, de acordo com os autores da proposição, estimula a superlotação dos veículos, em detrimento do atendimento de linhas consideradas pouco lucrativas. Também na área de transporte, o parlamentar assina, com outros vereadores, projeto que institui a implementação de faixas exclusivas para o transporte coletivo público de passageiros em vias arteriais da cidade. O 2º vice-presidente também é um dos autores da lei que institui o Programa Educação no Trânsito nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. Outra lei que tem Wesley como um dos signatários foi publicada em setembro deste ano e reconhece a atividade educacional e a aula presencial como serviço essencial no Município. 

Além da apresentação de proposições legislativas, Wesley tem atuado na função de fiscalizar o Poder Executivo e, atualmente, é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Abuso de Poder na PBH, que vai apurar indícios de uso da estrutura da Prefeitura para interferir nas obras da Arena MRV e para beneficiar o ex-prefeito Alexandre Kalil.

O parlamentar também foi membro efetivo da Comissão Especial de Estudo que buscou soluções para o Anel Rodoviário e da Comissão Especial de Estudo - Empregabilidade, Violência e Homicídio de Jovens Negros, que tem entre seus resultados a  Lei 14.440, publicada no Diário Oficial do Município em dezembro de 2022, cujo objetivo é assegurar a criação de um banco de dados que consolide informações de raça/cor da população, propiciando mais efetividade a políticas de promoção da igualdade racial em Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional

Posse do 2º vice-presidente da Mesa Diretora para o Biênio 2023-2024