EDUCAÇÃO INFANTIL

Transferência de crianças de creche na Vila Acaba Mundo deve ser só em 2024

Informação foi confirmada durante visita de parlamentares à EM Benjamin Jacob, que receberá os alunos. Pais devem visitar unidade

quinta-feira, 1 Setembro, 2022 - 16:45

Foto: Agdalice Araújo

Crianças de 3 a 5 anos que frenquentam a Creche Terra Nova, na Vila Acaba Mundo, serão transferidas para a Escola Municipal Benjamin Jacob, no bairro vizinho Sion, somente em 2024. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (1º/9) durante visita técnica da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto e Lazer à escola que receberá os estudantes. A vistoria, que foi solicitada pela vereadora Macaé Evaristo (PT), contou com a presença da vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), teve o objetivo de conhecer a estrutura da unidade que acolherá os alunos. Dirigentes da Associação de Moradores da Vila disseram que os pais estão aliviados com a decisão da Prefeitura, já que terão mais tempo para se prepararem para a mudança. Ainda durante a visita foi acertado que a direção da escola abrirá as portas para os pais que quiserem conhecer a estrutura da unidade.

LDB, espaço físico e transporte

A Escola Municipal Benjamin Jacob fica em um imóvel bem localizado na Rua Venezuela, nº 643, no Bairro Sion. Atualmente com 303 alunos, nos turnos da manhã e tarde, a unidade tem turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e neste ano passou a ofertar também a educação infantil, em período integral, em duas turmas, para crianças de 3 a 5 anos. Segundo a diretora Gisele Oliveira, a decisão de transferir crianças da Creche Terra Nossa partiu da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e está em consonância ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação. "Nós conseguimos abrir até quatro novas turmas e a integração com os pequenos que começaram neste ano foi muito boa", explicou Gisele ao ser questionada se o espaço físico da escola atende aos novos alunos que irão chegar.

A Creche da Vila Acaba Mundo, que é conveniada com a Prefeitura, atende crianças até 5 anos e 8 meses e funciona em um espaço da cedido pelo Fórum de Instituições da Vila Acaba Mundo (Feman). Segundo Valdinei dos Santos, presidente da entidade, outros aspectos que devem ser levados em conta quando da transferência das crianças são a socialização e o transporte, já que a distância entre as unidades é de cerca 1,5 km. "A diferença da creche para a escola é tremenda, porque aqui temos alunos de outras idades e lá as crianças já estão adaptadas com aquele grupinho ali de até 5, 6 anos. E a questão do transporte também a gente vê como uma dificuldade, porque são crianças muito pequenas", explicou o dirigente, ao que a diretora lembrou que o transporte das crianças menores é diferenciado e feito por meio de van.

Turmas dinâmicas e oportunidade de diálogo

Segundo a diretora Gisele Oliveira, a Escola Benjamin Jacob já abrigou há tempos turmas de educação infantil e a própria arquitetura da unidade, um sobrado em forma de quadrado, com um pátio central, torna a escola acolhedora para a faixa etária de até 5 anos. De acordo com Gisele, entretanto, a decisão quanto a mudança também atende a critérios de ocupação ordenada da rede, já que algumas turmas em alguns anos acabam diminuindo. "Neste ano temos quatro turmas de 5º ano. Mas eles vão se formar e ano que vem devemos termos só duas. A escola é dinâmica. Então após o cadastramento (escolar) é que sabemos se podemos ter aumento ou diminuição nas turmas. E a Smed conhece toda a estrutura, e não irá mandar crianças onde não há espaço", afirmou a diretora, confirmando que a informação que teve da Secretaria de Educação é de que a transferência não será para o ano de 2023, mas apenas em 2024.

Para a vereadora Fernanda Pereira Altoé, tudo o que foi colocado durante a visita, na presença de representantes dos pais, é muito importante e representa uma oportunidade de diálogo e questionamentos. "Este tempo de um ano será importante para os pais se organizarem", afirmou. Também a vereadora Macaé Evaristo considerou pertinente o prazo dado pela Smed e propôs que seja feita também uma visita técnica a Creche Terra Nova para verificação de infraestrutura. Outro encaminhamento retirado da agenda é que os pais que quiserem conhecer a Escola Municipal Benjamin Jacob encontrarão portas abertas para visitas.

Superintendência de Comunicação Institucional