DRENAGEM URBANA

Comissão visita rua com risco de desabamento devido às chuvas no Bairro Tupi

Via já passou por intervenções da PBH em 2013 e teve desmoronamento por conta de chuvas em 2020. Neste ano, situação se agravou

quarta-feira, 6 Julho, 2022 - 11:30
Rua residencial à esquerda e campo de futebol à direita, em nível inferior. Entre a rua e o campo, uma área sofreu contenção de desabamento.

Foto Google Maps / Street View

A situação da Rua Gil Moraes de Lemos (Bairro Tupi), que foi atingida pelas chuvas do início deste ano e corre sérios riscos de desabamento, é tema de visita técnica a ser realizada pela Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana nesta quinta-feira (7/7). Solicitada por Fernanda Pereira Altoé (Novo), a visita está agendada para as 10h no local mencionado, que fica acima do campo de futebol da Associação Atlética Tupinenese, próximo ao número 37, Região Norte de Belo Horizonte. 
 
Fernanda Pereira Altoé disse que a Rua Gil Moraes de Lemos vem correndo sérios riscos de desabamento. Ela conta que, no início de 2013, foram realizadas obras pela Prefeitura no local, com gastos de aproximadamente R$ 1,3 milhão, mas as intervenções não solucionaram o problema. Após as fortes chuvas ocorridas no início de 2020, o local desmoronou, situação que se agravou no início de 2022 e hoje coloca em risco os moradores da região. 
 
A vereadora mencionou duas reportagens sobre o tema feitas pela mídia em 2021 e acrescentou que, por meio de pedido de informação de sua autoria feito no ano passado e endereçado a Josué Costa Valadão, secretário Municipal de Governo em exercício à época, foi indagado: quais medidas foram pensadas pela Prefeitura para evitar o desmoronamento da rua mencionada, se existe um projeto de realização de obra objetivando solucionar o problema e, em caso afirmativo, qual a data para o início das intervenções. 
 
Altoé disse que, em resposta, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que: "um novo empreendimento,  específico para o referido local, está em andamento, cadastrado no Plano de Obras do município sob o código 1795: N2-S-INF-14: Rua Gil Moraes de Lemos (Campo do Tupinense), e tem como escopo serviços e obras para contenção de talude (localização: Rua Gil Moraes Lemos, bairro Tupi - CP 265004M). Observa-se que tal empreendimento se encontra em orçamentação para contratação de projetos". A parlamentar complementou que, apesar disso, nenhuma obra foi realizada até o momento. “Diante disso, a fiscalização por parte da Câmara de Vereadores é imprescindível, sendo necessário que o local seja vistoriado, de modo a cobrar ações efetivas e rápidas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)”, concluiu. 
 
Os convidados sugeridos são o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho Marques de Sousa, e o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional