VISITA TÉCNICA

Acesso de pessoas com deficiência na Estação do Move São Gabriel será vistoriado

Denúncias apontam déficit de acessibilidade e infraestrutura precária. Elevadores estragados e falta de rampas estão entre os problemas

sexta-feira, 22 Julho, 2022 - 19:00

Foto: Portal PBH

As instalações de uso público, a acessibilidade e o atendimento ao usuário na Estação São Gabriel, que integra o BRT-Move a várias outras linhas de ônibus, são frequentemente criticadas por usuários com deficiência visual, cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção desde a implantação do equipamento. A pedido de Irlan Melo (Patri), a Comissão de Administração Pública vai percorrer o local nesta terça-feira (26/7) para fiscalizar as condições estruturais e os serviços prestados pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), especialmente a esse público. A visita técnica terá início às 9h30, partindo da Avenida Cristiano Machado, 5600, no Bairro São Gabriel, e deverá ser acompanhada por gestores municipais das áreas de direito e cidadania, Administração Regional Nordeste, BHTrans e União das Pessoas com Deficiência (AUPD).

O respeito aos direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no município é uma das principais bandeiras defendidas pelo vereador Irlan Melo, autor de projetos de lei, audiências públicas e seminários sobre o tema. Entre as questões que recebem a atenção do parlamentar, está a acessibilidade no transporte, que é essencial para garantir a esse público o acesso à saúde, ao trabalho e ao lazer. No caso específico da Estação São Gabriel, o deslocamento das pessoas com deficiência entre as plataformas inferior e superior é feito por três elevadores, mas quando esses equipamentos deixam de funcionar, por qualquer motivo, o deslocamento tem de ser feito de forma improvisada, demandando muito mais tempo e esforço do usuário, que, muitas vezes, perde a baldeação.

A falta de preferência no embarque e desembarque e de funcionários para auxiliar os passageiros com necessidades especiais é outro aspecto que será verificado pelos parlamentares durante a visita técnica. Os problemas vividos por PCDs na estação não é recente: em audiência pública realizada na Câmara Municipal, em 2014, usuários com deficiência visual, auditiva e motora já relatavam os mesmos problemas. Em 2022, oito anos depois da audiência, Irlan recebe várias denúncias em seu gabinete sobre as péssimas condições de acessibilidade e outras questões pertinentes à precária estrutura do espaço - como elevadores que não funcionam, ausência de rampas de acesso, banheiros com defeito e sem higienização, e bebedouros estragados.

Convidados

Para acompanhar a comissão na Estação do Move São Gabriel, uma das mais movimentadas da Capital, foram convidados a secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, o subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Alves da Costa; o secretário Municipal de Governo, Josué Valadão, e o consultor técnico especializado da pasta, Sílvio Higino de Rezende; o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi; o coordenador de Atendimento Regional Nordeste,  Marcelo de Camargos Pereira; e o presidente da Associação União das Pessoas com Deficiência (AUPD). A atividade é aberta à participação de qualquer cidadão interessado, que terá a oportunidade de relatar experiências, fazer perguntas e sugestões às autoridades.

Superintendência de Comunicação Institucional