LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA

Avança, em 2º turno, PL que concede reajuste para servidores da Educação

Para que a proposta seja votada, em definitivo, no dia 1º de julho, a tramitação nas comissões pode ser acelerada

terça-feira, 21 Junho, 2022 - 18:30
Cartaz com os dizeres: Aguardamos a aprovação de nossas emendas no PL 338/2022, no segundo turno

Foto: Abraão Bruck/CMBH

O Projeto de Lei 338/2022, que concede reajustes salariais aos servidores da Educação, esteve em análise na Comissão de Legislação e Justiça, em 2º turno, na tarde desta terça-feira (21/6). As 12 emendas que acompanham o projeto receberam parecer pela constitucionalidade e regimentalidade. Apenas as emendas 2 e 3, por não estarem de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, foram consideradas ilegais. A reunião contou com a participação de professores, aposentados e representandes do Sind-Rede. Parlamentares também repercutiram a regulamentação do 5G e o subsídio ao transporte coletivo, que foram votados pelo Plenário na manhã de hoje, em reunião extraordinária.

Reajuste salarial

De autoria do Executivo, o PL 338/2022 prevê, além do aumento, a reestruturação gradual das carreiras de professor para a educação infantil e de professor municipal até que o ingresso nos respectivos cargos passe a ocorrer no mesmo nível. O texto também concede uma progressão adicional a todos os servidores ativos que tenham participado dos processos de avaliação de desempenho, ocupantes dos cargos públicos efetivos de pedagogo, técnico superior de educação, bibliotecário, assistente administrativo educacional e auxiliar de escola; e garante o pagamento do piso nacional proporcional, retroativo a janeiro de 2022, ao reposicionar, na tabela de vencimentos-base, servidores ativos e aposentados, posicionados no nível sete ou abaixo dele.

A matéria tramita acompanhada de 12 emendas. A emenda n° 1 determina a observância do piso salarial nacional e estabelece o nível inicial das carreiras que menciona. A emenda n° 2 propõe a garantia da manutenção da paridade, sempre que houver reposicionamento na carreira da educação. Já a emenda nº 3 concede reajuste adicional de 10% a todos os professores municipais e professores municipais para educação infantil.

As emendas n° 4, n° 5, n° 6 e n° 8 tratam da exclusão da avaliação de desempenho como condição para a progressão da carreira aos profissionais que menciona. As emendas suprimiram inadvertidamente o parágrafo único que trata da tabela de vencimentos base da categoria e, por essa razão, receberam subemendas.

A emenda n° 7 determina a realização, em período extraordinário, da avaliação de desempenho, como forma de tornar os servidores aptos a receber a progressão mencionada nos Arts. 4, 5, 6 e 10. Já a emenda n° 10 acrescenta parágrafo ao Art. 6° para dispor que a não realização da avaliação de desempenho que tenha se dado por culpa da administração não poderá impedir a progressão dos profissionais. As emendas 9, 11 e 12, apresentadas por Ciro Pereira (PTB), têm o mesmo teor que as emendas 6, 8 e 4, respectivamente, apresentadas por Bella Gonçalves (Psol), Iza Lourença (Psol) Macaé Evaristo (PT), Pedro Patrus (PT) e Professora Marli (PP).

Ao justificar o parecer pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade das emendas, o relator Gabriel (sem partido) esclareceu que o parecer das emendas 2 e 3 foi pela ilegalidade, uma vez que houve “inobservância da Lei de Responsabilidade Fiscal”. A vereadora Fernanda Altoé (Novo) votou contra o parecer.

Prazo apertado

Gabriel alertou que, como não haverá reuniões de Plenário até o dia 1º de julho, é muito importante que a categoria e a liderança de governo solicitem às Comissões de Administração Pública; de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; e de Orçamento e Finanças Públicas que apreciem as emendas em reuniões extraordinárias. “A partir de amanhã (22/6), até o dia 1º de julho, é importante que haja um trabalho para que as comissões possam aprovar o PL o quanto antes, para que, no dia 1º de julho, o PL esteja concluso e possa ser lido mais uma vez”, afirmou. Para ser aprovado, o PL precisa da maioria dos votos favoráveis da CMBH.

Repercussão do Plenário

Gabriel anunciou que, na próxima semana, a CLJ deve analisar a redação final do PL 336/2022 - que autoriza o repasse de R$ 237,5 milhões às concessionárias de ônibus em 12 parcelas, para subsidiar o congelamento das tarifas, e permite a ampliação do subsídio aos permissionários do transporte coletivo suplementar em até R$ 5,9 milhões. O parlamentar destacou que a medida vai trazer novo ânimo para a melhoria no serviço público e um alívio para os usuários do transporte coletivo, mesmo com a grave crise de combustíveis que afeta o país. Segundo ele, com esse repasse emergencial, BH terá um prazo para rediscutir o contrato com as concessionárias e reformular a tarifa. Ele lembrou que o relatório produzido pela CPI da BHTrans encontra-se no Ministério Público, aguardando apreciação há quase um ano, "sem definição, sem uma continuidade” e desejou que, em março de 2023, haja uma nova pactuação contratual.

Gabriel também agradeceu a participação dos vereadores Jorge Santos (Republicanos), Irlan Melo (PSD) e Reinaldo Gomes Pretos do Sacolão (MDB), que atuaram para aprovação do PL 328/2022  - que adequa a estrutura física de suporte e de telecomunicações de BH para favorecer a instalação da tecnologia 5G. A proposta recebeu 16 emendas, entre elas um Substitutivo, e 13 subemendas.

Irlan também manifestou sua satisfação com o avanço de projetos importantes para a cidade. “Nessa questão do 5G, por exemplo, estamos muito atrasados e hoje demos mais um passo para tentar sanar essa letargia que infelizmente está sobre a nossa cidade”, disse. Sobre a proposta de concessão de subsídios para empresas concessionárias de ônibus, o parlamentar destacou a atuação da CMBH na construção da proposta. “Sem a participação do Grupo de Trabalho e de vocês, o PL ficaria apenas de repasse de valores sem contraprestação”, frisou. “Nós não estamos apenas chancelando um projeto do Executivo. Estamos auxiliando o Executivo, inclusive com recursos financeiros”, afirmou, ao lembrar os repasses financeiros da CMBH para completar os valores que serão subsidiados para as empresas de transporte coletivo.

Superintendência de Comunicação Institucional 

20ª Reunião Ordinária - Comissão de Legislação e Justiça

Tema: