VISITAS TÉCNICAS

Cinco centros de saúde em três regionais serão fiscalizados na próxima semana

Qualidade do atendimento, estrutura física e de recursos humanos são itens a serem observados pelos parlamentares

sexta-feira, 27 Maio, 2022 - 12:15
Consultório médico vazio. Uma maca forrada, debaixo da janela aberta, onde estão apoiadas algumas caixas de insumos

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Na próxima semana, cinco visitas técnicas vão movimentar os trabalhos da Comissão de Saúde e Saneamento, que tem entre suas atribuições ouvir usuários e trabalhadores, intermediar demandas, fiscalizar e buscar melhorias dos equipamentos de saúde da cidade. As inspeções começam na segunda-feira (30/5), com duas visitas para verificar as condições estruturais, de higiene, atendimento e demais serviços básicos em duas unidades em Venda Nova. Na terça-feira (31/5), será a vez de conferir as condições de funcionamento, do corpo técnico, estrutura física, equipamentos e insumos em unidades da Regional Noroeste. Já na quinta-feira (2/6), a comissão vai visitar o Centro de Saúde Padre Fernando Melo, na Região Nordeste da cidade. 

Para conhecer as condições estruturais, de higiene, atendimento e demais serviços dos Centros de Saúde Santo Antônio e Minas Caixa, em Venda Nova; e Padre Fernando Melo, no Bairro Palmares, na Região Nordeste, a comissão atendeu aos pedidos de visita técnica de Léo (União). As vistorias se iniciam na segunda-feira (30/5), às 9h30, no Centro de Saúde Santo Antônio (Rua Irineu Pinto,  255, Bairro São João Batista) e, às 10h30, no Centro de Saúde Minas Caixa (Rua Capitão Sérgio Pires,  226, Bairro Minascaixa). Foram convidados para acompanhar os trabalhos o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior; e os secretários municipais de de Obras e Infraestrutura e de Saúde, Leandro César Pereira e Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, respectivamente.

Os secretários também foram convidados, junto com o coordenador de Atendimento Regional Nordeste, Marcelo Camargos, para a visita técnica ao Centro de Saúde Padre Fernando Melo (Rua Conceição Vidigal Paulucci, 150), no Bairro Palmares. A visita está marcada para quinta-feira (2/6), às 10h30.

Relatórios indicam irregularidades

A pedido de José Ferreira (PP), na terça-feira (31/5), a comissão visita às 8h30, o Centro de Saúde Dom Cabral (Praça da Comunidade, 50, no Bairro Dom Cabral), e às 10h30, o Centro de Saúde João Pinheiro (Rua Frei Luiz de Souza, 811, Bairro João Pinheiro). A proposta  é averiguar as condições de funcionamento, do corpo técnico, estrutura física, equipamentos e insumos das unidades. As vistorias devem ser acompanhadas pela secretária de Saúde e pelo coordenador de Atendimento Regional Noroeste, Saulo Souza Cruz.

Incluindo as atividades desta semana, José Ferreira completa 18 vistorias realizadas neste mês de maio em unidades de saúde. O propósito é visitar as unidades básicas em todas as regionais até o fim do ano. A cada etapa concluída, o parlamentar elabora relatórios para a Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de identificar problemas e sugerir melhorias. “Apesar dos avanços, ainda encontramos unidades funcionando em casas alugadas que necessitam de adaptação para atendimento da comunidade. Também identificamos reformas em andamento que são realizadas durante o dia, ao mesmo tempo em que são feitos os atendimentos dos usuários. Isso precisa ser resolvido”, afirmou. 

Superintendência de Comunicação Institucional