VISITA TÉCNICA

Abrigo para gestantes e mulheres no pós-parto vai receber visita de vereadores

Serviço é voltado para mulheres em situação de rua, e vistoria da Comissão de Direitos Humanos será na quarta (20/4)

segunda-feira, 18 Abril, 2022 - 15:45

Foto: Google Street View

As políticas e os serviços voltados à pessoa em situação de rua estão mais uma vez no foco da atuação dos parlamentares e, nesta quarta-feira (20/4), a Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor irá visitar, às 14h, o Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade de abrigo, para gestantes e puérperas da Prefeitura Municipal. A unidade fica na Rua Canoas, 574, Bairro Betânia, Região Oeste da cidade e, no local, serão verificadas as condições dos serviços ofertados pelo Município.

Unidade teve chamamento publicado no ano passado

Atualmente, o serviço de acolhimento institucional de média permanência (abrigo) ofertado pela Prefeitura, para pessoas com trajetória de rua, conta com ao menos dezesseis unidades. As casas que podem abrigar jovens e adolescentes; homens; mulheres e famílias estão localizadas em diferentes regiões da cidade.

O pedido de visita técnica desta quarta-feira é assinado por Pedro Patrus (PT), e a unidade que será visitada teve seu chamamento publicado em outubro do ano passado quando a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac) anunciou a ampliação da rede de acolhimento e publicou no Diário Oficial do Município quatro editais de chamamento público para o aumento do número de unidades da rede especializada no atendimento à população em situação de rua.

O objetivo, segundo a Smasac, é estabelecer seis novas unidades de acolhimento (abrigos) que receberão pessoas em situação de rua, gestantes ou puérperas e seus bebês, que não possuem rede de apoio familiar ou moradia; jovens e adultos com deficiência e comprometimento de saúde; pessoas adultas LGBT com vínculos familiares rompidos ou em situação de violência; e mulheres e homens adultos que vivem ou transitam na região da Lagoinha.

Para a visita técnica à unidade no Bairro Betânia foram convidados o subsecretário de Assistência Social, José Crus;  Claudenice Rodrigues Lopes, da Pastoral de Rua; Júnia Roman Carvalho, da Defensoria Pública e Sérgio Caldas Fernandes, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Superintendência de Comunicação Institucional