VISITA TÉCNICA

Abrigo para cavalos resgatados na rua ou vítimas de maus-tratos será vistoriado

Espaço no Bairro Capitão Eduardo é utilizado para guarda e tratamento de animais de grande porte

 

segunda-feira, 18 Abril, 2022 - 14:00
Um cavalo puxa uma carroça cheia de restos de construção, guiado por um homem. que usa camisa verde e boné.

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

“A situação dos cavalos em BH é crítica e requer providências urgentes.” A afirmação é de Wanderley Porto (Patri), que solicitou à Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana uma visita técnica no espaço destinado ao acolhimento de cavalos, no Bairro Capitão Eduardo, Regional Nordeste, para conhecer a estrutura e avaliar seu funcionamento. O abrigo, implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebe os animais capturados nas ruas de Belo Horizonte para guarda e tratamento. O responsável pela Gerência de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel, deve acompanhar a visita marcada para esta terça-feira (19/4), às 9h. O ponto de encontro será no Sítio do Boroni, área rural, em frente ao posto da Polícia Militar, na área de proteção da Fazenda Capitão Eduardo.

Segundo Wanderley há muitos casos de abandono e maus-tratos, e não é raro ver os animais perambulando pelas ruas e avenidas, com alto risco de gerar acidentes. “Já estive no espaço Capitão Eduardo para cobrar o início do funcionamento, em agosto. Agora, solicitei essa visita técnica para avaliar de perto como está sendo realizado o trabalho de acolhimento, assistência e encaminhamento dos animais resgatados. Tenho acompanhado as ações de fiscalização e resgate e também faço parte da comissão incumbida de efetivar a implementação da Lei 11.285/2021, que extingue as carroças em BH”, afirmou.

Por meio de requerimento, Wanderley questionou o prefeito, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), qual a quantidade de cavalos recolhidos e quantos deles foram apreendidos no segundo semestre de 2021. O parlamentar também questiona qual procedimento adotado com relação ao tutor, quando o animal é recolhido em via pública pelo caminhão do CCZ. Ele ainda quer saber quantos cavalos estão alojados no Abrigo Público do Bairro Capitão Eduardo, quantos foram a óbito e quais as ações de fiscalização contra maus-tratos.

O espaço no Capitão Eduardo tem capacidade para receber 25 animais e conta com sala de avaliação e cuidados veterinários, cocho, cercamento, cozinha, banheiro e vestiário destinados aos tratadores, depósito de ração/feno e espaço para a circulação dos animais.

Superintendência de Comunicação Institucional