SAÚDE

Falta de médicos especialistas deixa comunidade desassistida no Barreiro

Percentual de jovens entre 20 e 30 anos vacinados e política de atendimento aos portadores de anemia falciforme também serão questionados

quarta-feira, 1 Dezembro, 2021 - 15:30
Fachada da UPA Barreiro. Prédio pintado de verde com letreiro vermelho indicativo ao alto. Na entrada, há uma ambulância estacionada.

A demora no atendimento de pacientes na UPA Barreiro e a falta de médicos especialistas nas unidades básicas de saúde na região, denunciados por usuários, levou a Comissão de Saúde e Saneamento a aprovar, nesta quarta-feira (1/12), um pedido de informação ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado. As denúncias dão conta de que pacientes estão aguardando atendimento pediátrico na UPA por mais de 10 horas. O colegiado também vai questionar a Prefeitura sobre o percentual de vacinação contra covid-19 de pessoas na faixa etária de 20 a 30 anos e quais as ações adotadas para informar a população e cuidar de pacientes com anemia falciforme. Ainda durante a reunião, os parlamentares agendaram visita técnica para avaliar as condições de saneamento e água, estrutura e limpeza urbana no Conjunto Esperança, no Barreiro. 

Falta de médicos especialistas 

A falta de médicos pediatras na UPA Barreiro e de ginecologistas no Centro de Saúde Regina motivou o pedido de informação destinado ao secretário Jackson Machado, a pedido de Iza Lourença (Psol). Ainda de acordo com as denúncias, a falta de profissionais especialistas seria um problema generalizado na cidade. Além de confirmar a veracidade das denúncias, os parlamentares querem saber com qual frequência ocorre essa falta; o quantitativo de especialistas disponíveis e a demanda dos usuários do SUS por especialidades na Regional Barreiro. O secretário deve informar o valor da remuneração destes profissionais; como se dá a forma de contratação e o pagamento desses contratados, e ainda, o que a PBH tem feito para solucionar esse problema. 

Vacinação contra covid-19

Para entender a divergência de dados informados pelo presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, e o que foi noticiado cerca de 10 dias depois sobre a taxa de vacinação contra covid-19 para pessoas com idade entre 20 e 30 anos, a comissão vai questionar o secretário de saúde e o prefeito Alexandre Kalil (PSD). Segundo Gilberto, o percentual de vacinados nessa faixa etária, no último dia 11 de novembro, estava em torno de 30%. Entretanto, foi noticiado que, em apenas 10 dias, o número de vacinados nessa faixa etária mais que dobrou, atingindo percentual próximo a 70%. A pedido de Marcela Trópia (Novo), a comissão pede que seja informado o número oficial de vacinados com a primeira e a segunda doses e a estratégia adotada pela PBH para aumentar os índices de vacinação nessa faixa etária. Ao perguntar como é feito o registro, o colegiado pede que seja informado, de forma detalhada, o registro das vacinas administradas segundo o dia de aplicação, a dose e a idade, desde o início da vacinação desse grupo etário.

Anemia falciforme

Jackson Machado terá que responder também sobre os recursos aplicados pela PBH direta e indiretamente no tratamento dos pacientes portadores de anemia falciforme. O requerimento, assinado por Macaé Evaristo (PT), questiona se há possibilidade de disponibilizar recursos para o tratamento de pacientes com úlceras nas pernas e de descentralizar o tratamento e as orientações para os centros de saúde. Os vereadores também querem saber se há equipes multidisciplinares cuidando desses pacientes pela PBH e uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social para traçar diretrizes para o tratamento e educação sobre essa enfermidade.

Conjunto Esperança

A pedido de Léo (PSL), a comissão aprovou uma visita técnica para avaliar as condições estruturais do Bairro Nova Esperança, no Barreiro. Os parlamentares vão conferir, no dia  9 de dezembro, às 10h, as condições de saneamento e água, limpeza urbana e demais serviços básicos ofertados pelo poder público na região. O ponto de encontro será na Rua Atlanta, 2, Conjunto Esperança, em frente à quadra de esportes. Serão convidados para acompanhar os trabalhos o superintendente de Limpeza Urbana (SLU), coronel Genedempsey Bicalho; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho; e o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos. 

Ainda durante a reunião, os parlamentares aprovaram a realização de visita técnica nesta sexta-feira (3/12), às 10h, no Centro de Saúde Horto, no Bairro Floresta, a pedido de Marcela Trópia; e no Centro de Saúde Santa Maria, no dia 13 de dezembro às 9h30, a pedido de Irlan Melo (PSD). No Bairro Floresta, o objetivo é vistoriar os aparelhos municipais, para verificar as condições gerais da unidade e avaliar a estrutura funcional do centro de saúde que, conforme informações de usuários, atende bem à comunidade e, ainda assim, será fechado ou transferido para outro endereço. O ponto de encontro será na Rua Alverne, 151. Serão convidados o secretário Jackson Machado e o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique. 
Já no Centro de Saúde Santa Maria, no Bairro Santa Maria, o objetivo é fiscalizar as condições estruturais e de atendimento, e buscar informações sobre as necessidades da unidade quanto aos insumos e recursos humanos imprescindíveis para atender a demanda. O ponto de encontro será na Rua da Pérolas, 123, Bairro Santa Maria e, além do secretário de saúde, também serão convidados o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Malta; e a representante do Centro de Saúde, Sílvia de Freitas. 

Superintendência de Comunicação Institucional