COMISSÃO ESPECIAL

Aprovada audiência para discutir comunicação de jovens negros na periferia

O encontro é no dia 13/12. Segundo vereadora, narrativa do cotidiano periférico não é representada nos meios de comunicação hegemônicos

segunda-feira, 6 Dezembro, 2021 - 10:45
Vereadoras Iza Lourença e Macaé Evaristo, e vereadores Wesley, Marcos Crispim e Gilson Guimarães, na reunião da Comissão Especial de Estudo Empregabilidade, violência e homicídio de jovens negros, nesta segunda-feira (6/12)

Bernardo Dias / CMBH

“Juventude Negra Resiste!”. Este será o tema de audiência pública da Comissão Especial de Estudo - Empregabiliade, Violência e Homicídio de Jovens Negros, no próximo dia 13 de dezembro, às 9h30, no Plenário Camil Caram, conforme requerimento aprovado nesta segunda-feira (6/12). Solicitado por Iza Lourença (Psol), que preside a comissão, o encontro discutirá a importância da comunicação na periferia e quais as formas adotadas para registro e afirmação da juventude negra por meio da comunicação. Segundo a vereadora, a narrativa do cotidiano periférico, não representada nos meios de comunicação hegemônicos, é um instrumento de escrita da própria realidade, o que possibilita à população uma construção de identidade. Para a parlamentar, essa identificação é elemento central para a juventude, que demarca e reafirma seu lugar na cidade. Ela destaca que a juventude negra e periférica tem se apropriado dos diversos meios de comunicação e tecnologia, a fim de registrar sua presença e mudança no mundo. 

Ainda de acordo com Iza, a produção jornalística, radiofônica, fotográfica e de conteúdo para redes sociais estão entre as formas de expressão utilizadas pela juventude negra para afirmar sua existência. Para a exposição das questões sobre produção de contéudo na periferia, serão convidados a Agência de Iniciativas Cidadãs, Rádio Favela, Centro de Referência da Juventude, Witness Brasil, Cê viu isso PPL?, Conecta Cabana, Alma Preta, Empresa Mineira de Comunicação, Minas Ninja, Notícia Preta, Sindicato dos Jornalistas, Coletivo Fala Acari, e o fotógrafo e membro do Coletivo Favela a Flor que se Aglomera, Rafael Freire.

Participaram da reunião desta segunda as vereadoras Iza Lourença e Macaé Evaristo (PT), e os vereadores Wesley (Pros), Marcos Crispim (PSC) e Gilson Guimarães (Rede).

Confira o resultado completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

7ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Empregabilidade, violência e homicídio de jovens negros