CPI COVID-19

Secretário municipal de Orçamento, André Reis, deve depor na quinta-feira

Objetivo é prestar informações sobre declaração do dono do Shopping Oiapoque a respeito da doação de equipamentos de saúde à PBH

terça-feira, 5 Outubro, 2021 - 13:45

Foto: Governo do Maranhão

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Abreu Reis, foi intimado a prestar informações à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, na quinta-feira (7/10), às 9h. O requerimento para intimação do secretário, na condição de testemunha, é assinado por Nikolas Ferreira (PRTB), Flávia Borja (Avante) e Professor Juliano Lopes (Agir). É esperado que André Reis se posicione sobre o depoimento do empresário Mario Valadares, que falou à CPI no dia 9 de setembro. Naquela oportunidade, de acordo com o requerimento, Valadares, que é proprietário do Shopping Oiapoque, informou ter negociado com o secretário os trâmites para doação à Prefeitura de Belo Horizonte de equipamentos de saúde para tratamento de problemas respiratórios.

Em depoimento à CPI, o dono do shopping popular foi questionado sobre como teria sido a definição da doação e se a Prefeitura lhe teria solicitado os equipamentos de saúde. Segundo o empresário, a iniciativa de doar os equipamentos teria sido dele, que considerou ser necessária a ampliação do número de respiradores na cidade, no contexto da pandemia. “Fiz contato com o Jackson (secretário de Saúde) em 2 de julho, após a primeira fase (de reabertura do comércio) ter terminado. Ele me mandou para o André Reis”, explicou Mário Valadares no dia 9 de setembro.

Na ocasião, Nikolas Ferreira, que é membro da CPI, classificou como “nebulosa” a explicação sobre a doação dos equipamentos de saúde à PBH. O relator Irlan Melo (PSD) destacou que “nosso objetivo é buscar a realidade e verificar a responsabilidade com o dinheiro público”.

Superintendência de Comunicação Institucional