MEIO AMBIENTE

Comunidade solicita implementação de parque ecológico no Bairro Alto Vera Cruz

Prefeitura estuda melhorias a curto prazo e se compromete a realizar projetos e estudos para atender a reivindicação 

terça-feira, 5 Outubro, 2021 - 18:00

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Uma área verde no entorno de nascentes na intercessão entre os Bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas motivou as comunidades locais a solicitarem a implementação de um parque ecológico. A criação do equipamento de preservação ambiental e lazer está prevista no projeto de recuperação ambiental da Bacia do Córrego Santa Terezinha, mas ainda não saiu do papel. O assunto foi tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana nesta terça-feira (5/10), a pedido de Marcos Crispim (PSC). Representantes das Secretarias Municipais de Obras e de Meio Ambiente disseram ser possível providenciar melhorias imediatas no local, o que viabilizaria a implementação futura do parque. 

Marcos Crispim explicou que a região já recebeu duas intervenções de grande porte. A primeira delas foi em 2013, quando obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) trouxeram melhorias como abertura de via de tráfego, recuperação de nascentes, construção de quatro edifícios residenciais, canalização de esgoto e implentação de infraestrutura, ao custo de R$ 17 milhões. A segunda foi em 2017, quando recursos da ordem de R$ 3 milhões financiaram implementação de sistema viário e esgotamento sanitário.

Segundo o vereador, o parque linear, situado no entorno de nascentes, tem importância ambiental, pois preserva recursos naturais e permite a preservação da fauna e flora. Além disso, a comunidade solicita que o espaço também tenha equipamentos para lazer, como pista de skate, patins, ciclovia e caminhada. “O parque resultará em melhoria de qualidade de vida para a população”, afirmou Crispim. 

A presença de três vereadores na Câmara que eram lideranças comunitárias na Região Leste, área na qual os moradores reivindicam a implementação do parque, foi lembrada por Wilsinho da Tabu (PP). Ele defendeu ter chegado a vez de BH parar de cortar as árvores mantê-las, afirmando que pessoas e natureza podem conviver em harmonia. “O Parque Alto Vera Cruz vai beneficiar a Região Leste e me prontifico a colaborar na realização deste sonho”, concluiu.

Os moradores da região defenderam a iniciativa e solicitaram a implementação de melhorias no local. Warlley Chocolate considerou a iniciativa positiva e disse que ela irá revitalizar a comunidade. Waltelirio Luiz Oliveira solicitou a implantação de uma academia ao ar livre dentro do parque a ser criado. 

Melhorias a curto prazo

Eduardo Tavares, assessor do secretário municipal do Meio Ambiente, disse que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem a função de pensar e planejar a política ambiental, com poder restrito de execução. Nesse contexto, cabe à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) a responsabilidade por fazer projetos e executar obras. Eventualmente, algumas destas atribuições também cabem à Fundação de Parques Municipais. 

Tavares explicou que a instalação de playground e de pista de caminhada tem que estar prevista no plano de obras do local, que necessita da aprovação da Câmara e da Sudecap. O assessor explicou que no Plano Diretor (Lei 11.181/2019) há a figura de conexão de fundo de vale que se aplica a esse córrego, o que pode permitir a busca de um financiamento externo mais rápido para a implementação do parque. Ele assegurou que a Prefeitura irá conseguir melhoramentos no local, como no campo de futebol e área cimentada, e que, com recursos futuros, poderá implementar novas ações. 

O engenheiro e assessor da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Rosemar Cossenzo Gea disse ser viável a implantação do parque, sendo necessário desenvolver projeto detalhado, inclusive paisagístico, e que a secretaria poderia fazer um estudo de espécies no local para recomposição da flora. O engenheiro disse que, a curto prazo, irá solicitar medidas como a proteção do campo de futebol e a construção de um vestiário. O engenheiro disse que o órgão está à disposição para avançar na questão, acrescentando ser muito importante a participação da Câmara e da população para obter ainda mais progresso. 

Professora Marli (PP) disse ter ficado muito empolgada com a audiência, pois houve diálogo e interesse em resolver a solicitação da comunidade. “Que benção que todos tiveram interesse, e foram apresentadas boas ideias. Continuamos nessa luta por melhorar a qualidade de vida de BH”, concluiu. Marcos Crispim comemorou a notícia das melhorias a serem implementadas a curto prazo, recebidas com alegria por moradores da comunidade, que lhe enviaram mensagens.  Ele disponibilizou mudas de árvores frutíferas e Pau-brasil para doação, caso seja apropriado, e concluiu que irá dar encaminhamento às ações propostas.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Audiência pública para tratar sobre a implantação do Parque Ecológico na Bacia do Córrego Santa Terezinha, localizado no Bairro Alto Vera Cruz 33ª Reunião Ordinária: Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana