VISITA TÉCNICA

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste será vistoriado

Estrutura física do local e necessidades de insumos e recursos humanos serão averiguados pela Comissão de Saúde

quarta-feira, 20 Outubro, 2021 - 12:15

Foto: Cátia Fraga/PBH

A Comissão de Saúde e Saneamento fará, nesta quinta-feira (21/10), às 14h, visita técnica a mais uma unidade pública voltada para a esterilização de animais em Belo Horizonte. Desta vez será visitado o Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste, localizado na Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, Bairro Caiçara. A visita tem como objetivo avaliar a estrutura do local e obter informações sobre o quantitativo de insumos e de recursos humanos imprescindíveis para que seja satisfeita a demanda da população. A atividade tem ainda como função averiguar se os serviços de esterilização de cães e gatos são cumpridos de forma eficiente e eficaz. Segundo Irlan Melo (PSD), autor da solicitação, “os serviços cumprem um importante papel no controle da reprodução de animais, o que garante, além da redução no abandono, o melhor cuidado com a saúde pública, haja vista existirem diversos patógenos que podem ser transmitidos aos humanos por meio de animais sem o devido cuidado.”

Para acompanhar a visita e fornecer dados e informações sobre a unidade foram convidados Felipe Santos Ferreira, coordenador de Atendimento Regional Noroeste; Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde; Kelly Palhares Bastos Sathler, gerente de Zoonoses Noroeste e Andreia Cristina Seabra Rodrigues, da Central de Esterilização Noroeste. No requerimento, Irlan pede que os representantes do Executivo, responsáveis pelo trabalho, apresentem, além de dados sobre a unidade e informações sobre a estrutura física, levantamento de melhorias a serem implementadas com o objetivo de tornar o trabalho mais eficiente. Para o vereador, a oferta de serviços de esterilização eficazes, gratuitos e acessíveis a toda a população é um fator relevante para a saúde pública e deve ser devidamente fiscalizada.

Serviço é oferecido em cinco regionais

A prefeitura oferece, gratuitamente para os moradores, o serviço de castração animal em cinco regiões da cidade: Barreiro, Leste, Noroeste, Norte e Oeste. Segundo site da PBH, as primeiras cirurgias de esterilização de cães e gatos da capital foram realizadas em 2005 e já em 2008 foram inaugurados dois Centros de Esterilização de Cães e Gatos, nas regionais Oeste e Noroeste. Ainda em 2008, a Prefeitura adquiriu uma unidade móvel de esterilização, que atua diretamente em áreas de risco sanitário e vulnerabilidade social. Cerca de 25 mil cirurgias são feitas anualmente pelo Município, conforme a PBH.

Ainda segundo a Prefeitura, para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5 kg. Antes da cirurgia todos os animais devem passar por uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia naquele momento. A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência, incluindo jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral.

Os agendamentos devem ser feitos preferencialmente pelo Portal de Serviços da Prefeitura. Devido à pandemia de Covid-19, o agendamento presencial não está sendo realizado.

Confira aqui os endereços e telefones das unidades públicas municipais de esterilização.

Superintendência de Comunicação Institucional