CPI COVID-19

Aprovada acareação entre secretário de Saúde e dono do Shopping Oi

Objetivo é esclarecer doações de respiradores. CPI também aprovou convocação da secretária de Educação Ângela Dalben

quinta-feira, 21 Outubro, 2021 - 18:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A fim de esclarecer divergências nos depoimentos prestados acerca da doação de respiradores realizada pelo Shopping Oi à Prefeitura, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 aprovou na manhã desta quinta-feira (21/10) um pedido de acareação entre o secretário de Saúde, Jackson Machado, e o proprietário do Shopping Oi, Mário Valadares. O contraponto deve ocorrer na quinta-feira (4/11), às 9h, no Plenário Helvécio Arantes. Também sobre a doação, deve depor, no dia anterior, Débora Morgado, coordenadora de Engenharia Clínica na Gerência de Contratação de Serviços Gerais e de Engenharia.  Ainda no encontro desta manhã, os parlamentares decidiram pela intimação da secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, e da subsecretária de Planejamento, Gestão e Finanças, Natália Araújo, para prestar informações sobre respostas que não foram dadas a requerimentos feitos pela CPI. Confira aqui o resultado final da reunião.

Doação de respiradores

A doação de oito respiradores feita pelo Shopping Oi à Prefeitura da Capital tem sido alvo de investigação desde que a CPI iniciou os trabalhos. Ao ser chamado a depor, entretanto, Mário Valadares entrou em contradição e citou nomes de diferentes servidores municipais, com os quais disse ter tratado do assunto. Quando questionados, contudo, eles negaram a intermediação. Entre eles, Breno Serôa Motta, subsecretário de Administração e Logística; André Reis, Secretário de Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e por fim, o gerente de Contratação de Serviços Gerais e de Engenharia da Prefeitura, Leonardo Vilete Matos.

A acareação entre Jackson Machado e Valadares, requerida por Nikolas Ferreira (PRTB) e Flávia Borja (Avante), é então mais uma tentativa da CPI de tentar esclarecer as condições em que se deu a doação. A suspeita da CPI é de que o dono do Shopping Oi tenha sido favorecido após a doação de oito respiradores pulmonares, avaliados em cerca de R$ 100 mil/cada, tendo a possibilidade de abertura do seu complexo de lojas quando decreto da Prefeitura ainda mantinha o comércio da cidade fechado em função da pandemia.

Para auxiliar nas investigações, a CPI também aprovou a intimação da coordenadora de Engenharia Clínica na Gerência de Contratação de Serviços Gerais e de Engenharia, Débora Morgado Mala. A técnica, que tem formação em engenharia elétrica, teria sido a responsável por realizar o relatório descritivo que apontou que tipo de material a rede municipal de saúde tinha necessidade à época. O que intriga os parlamentares, entretanto, é que neste período da pandemia cerca de 270 doações foram registradas pela PBH, mas para nenhuma delas houve relatório com especificação de equipamentos. A oitiva, pedida por Irlan Melo (PSD) deve ocorrer na quarta-feira (3/11), às 10h30 no Plenário Helvécio Arantes, quando a CPI irá se reunir extraordinariamente.

Requerimentos sem respostas

Para esta mesma data, a CPI também acertou a intimação da secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, e da subsecretária de Planejamento, Gestão e Finanças, Natália Araújo. A convocação aprovada pelo Colegiado atende ao pedido feito por Flávia Borja, Nikolas Ferreira e José Ferreira (PP). As dirigentes deverão prestar esclarecimentos sobre a ausência de respostas de suas pastas, diante de requerimentos feitos pela CPI da Covid-19. As oitivas estão agendadas para a quarta-feira (3/11), respectivamente, às 9h e 9h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Após a aprovação dos requerimentos a CPI ouviu o ex-presidente da BHTrans, Célio Bouzada e o ex-chefe de gabinete do prefeito, Alberto Lage, em uma acareação sobre a compra antecipada de vales-transportes feita pelo Município junto ao Setra/BH. Também foi ouvido na ocasião, o atual presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi. Veja aqui a matéria completa que tratou do assunto.

Além dos parlamentares citados, participaram na reunião, Bruno Miranda (PDT), Jorge Santos (Republicanos) e Professor Juliano Lopes (Agir) que a presidiu.

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião

Superintendência de Comunicação Institucional

 

27ª Reunião Ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI: COVID 19 – Oitiva para ouvir: Diogo Prosdocimi, Célio Freitas Bouzada, e Alberto Lage