VISITAS TÉCNICAS

Antes das chuvas, vereadores vão ao Bairro Havaí verificar falhas de drenagem

Prejuízos causados pelas águas das chuvas, que adentram as casas e trazem sujeira, preocupam moradores

sexta-feira, 1 Outubro, 2021 - 14:30
Rua Represa, com vários muros residenciais à direita e um único muro à esquerda, durante o dia.

Foto: Google Maps / Street View

A chegada do mês de outubro anuncia a possibilidade de pancadas de chuva e tempestades em Belo Horizonte, conforme previsão da meteorologia. Com isso, moradores de vales e encostas ficam em alerta. No Bairro Havaí, Região Oeste da cidade, quem mora nas Ruas Represa e Papoula Azul conhece bem os problemas da falta de um sistema de drenagem pluvial eficiente. Mais de uma vez já tiveram suas casas invadidas pela água, que traz lama e causa destruição. A situação nos dois endereços será verificada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, a pedido do vereador Irlan Melo (PSD), na próxima terça-feira (5/10), às 9h30, e na quarta-feira (6/10), no mesmo horário. 

Rua da Represa

Irlan Melo explica que a Rua da Represa, próximo ao nº 211, tem sistema de captação de água insuficiente, e conta com apenas dois bueiros, o que justifica a fiscalização e debate de execução de obra de drenagem pluvial no local. Em dias de chuva, a água escoa pela rua e invade as residências locais. Melo acrescenta que o desmatamento de parte da Mata da Represa para a construção de um empreendimento imobiliário prejudicou ainda mais a captação da água pluvial da rua. O vereador diz que a sujeira que escoa pela via adentra os imóveis, causando prejuízos e aborrecimentos aos residentes. Diante da iminente chegada do período de chuvas intensas em Minas Gerais, os moradores estão receosos dos possíveis danos que podem vir a acontecer. 
 
Os convidados sugeridos para acompanhar a visita são: o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão; e o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Carlos Eduardo Tavares de Castro.  

Rua Papoula Azul

A ineficácia do sistema de drenagem na Rua Papoula Azul, na altura do nº 292, é também o motivo da segunda visita técnica. No texto do requerimento, Irlan Melo afirma que a água pluvial da Rua Nicolina de Lima, na Vila Ventosa, desce pela Rua Maria Camargos Diniz e é lançada diretamente no barranco do final da Rua Papoula Azul, causando prejuízos aos moradores. No local há um sistema de drenagem antigo, destruído pela terra e entulho que descem em dias de chuva forte. 

Segundo o vereador, os moradores desta rua já tiveram seus muros derrubados e as suas casas condenadas por risco de desabamento. Diante desta situação, os eles lutam para a resolução do problema desde 2009. Apesar das reivindicações, “a Prefeitura mantém-se inerte aos laudos da Defesa Civil e aos requerimentos feitos para a solução da questão, que demandaria, em princípio, a construção de contenção e drenagem das águas pluviais na Rua Nicolina de Lima para impedir que elas desçam pela Rua Maria Camargos Diniz e sejam lançadas diretamente no barranco”.

Além dos convidados mencionados na primeira visita técnica, foram sugeridas as presenças do superintendente de Limpeza Urbana (SLU), Genedempsey Bicalho Cruz; o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira; e o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira.  

Superintendência de Comunicação Institucional