AUDIÊNCIA PÚBLICA

Redução de receitas nas universidades públicas estará em debate na quinta

Audiência, que acontecerá no dia 29/7, às 13h, vai discutir influência dos cortes nas pesquisas e no PIB de Belo Horizonte

terça-feira, 27 Julho, 2021 - 10:30

Foto: Marcílio Lana/UFMG

Debater os impactos no Produto Interno Bruto (PIB) da cidade ocorridos com a redução de investimentos nas universidades públicas. Este é o principal foco da audiência pública "Belo Horizonte e a economia do conhecimento: o papel das universidades públicas no PIB da cidade". Promovido pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, na próxima quinta-feira (29/7), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, o debate contará com a presença de especialistas e atores envolvidos no dia a dia destes que são considerados espaços de excelência na produção de conhecimento. Parlamentares e convidados participam da reunião por videoconferência e a população também pode participar, enviando perguntas, comentários e sugestões, por meio de formulário eletrônico já disponível no Portal CMBH.

Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o orçamento discricionário destinado às universidades públicas para 2021 teve um corte de pelo menos R$ 1 bilhão. Sendo assim, o valor destinado às 69 universidades federais para este ano é 18,16% menor do que o orçamento de 2020, prejudicando profundamente projetos de pesquisa e ações desenvolvidas pelas instituições. Questões como o impacto dessa redução de receitas para produção de conhecimento e inovações tecnológicas e se é possível mensurar o impacto no PIB de Belo Horizonte em uma eventual diminuição dos serviços são algumas que nortearão o debate.

Pesquisas comprometidas

A UFMG, por exemplo, integra uma rede de pesquisadores dos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações que está trabalhando no enfrentamento do novo coronavírus. Os estudos estão sendo desenvolvidos em várias áreas do conhecimento, da produção de vacinas aos impactos econômicos e sociais. Cerca de 200 estudos estão sendo realizados na universidade em parceria com outras instituições e fundações de fomento. São estudos sobre desenvolvimento de vacinas, estudos genômicos sobre variantes do vírus, clínicos sobre medicamentos e terapias, impactos sobre a saúde mental da população, projeções matemáticas e pedidos de patente, entre outros. Isso tudo em momento de corte de verbas.

De acordo com requerimento apresentado pelo vereador Pedro Patrus (PT), “desde a revolução científica e tecnológica da modernidade, os processos econômicos foram e são cada vez mais influenciados e direcionados pelo avanço científico-cultural”. Esse avanço no Brasil está diretamente ligado às universidades públicas federais e estaduais, considerados espaços de pesquisa e excelência na produção de conhecimento e inovação. Em Belo Horizonte são três as universidades com esse perfil: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) - todas desenvolvem pesquisas importantes e contribuem significativamente para o desenvolvimento científico nas mais diversas áreas e via de regra para o Produto Interno Bruto da cidade.

Foram convidados para o debate Ângela Dalben, secretária Municipal de Educação; Flávio Antônio dos Santos, diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Sandra Regina Goular, reitora da UFMG; Luanna Ramalho, presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG); Maria Rosária Barbato, presidente do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH); Lavínia Rosa Rodrigues, reitora da UEMG; Cristina del Papa, coordenação geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) e Edward Madureira Brasil, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Supeiror (Andifes).

Superintendência de Comunicação Institucional