AUDIÊNCIA PÚBLICA

Imunização de assistentes sociais contra covid-19 será debatida na quarta

Atendimento direto de pessoas mais vulneráveis aumenta risco de contágio e disseminação do vírus entre trabalhadores e usuários

segunda-feira, 14 Junho, 2021 - 19:00

Foto: Adão Souza/PBH

Acolhimento e suporte a pessoas em situação de risco social são as principais atribuições do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e se tornam ainda mais relevantes no contexto da crise sanitária causada pela covid-19. A fim de reduzir os riscos de contaminação e de transmissão do vírus no exercício de suas funções, a categoria reivindica sua inclusão imediata no calendário de vacinação do Município. A demanda será discutida por trabalhadores, entidades sindicais, vereadores e representantes da Prefeitura em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento na próxima quarta-feira (16/6), a partir das 13h30. Qualquer cidadão interessado pode encaminhar perguntas aos vereadores e convidados por meio de formulário eletrônico até o encerramento da reunião, que será transmitida ao vivo no Portal da CMBH.

Requerente da audiência, Bella Gonçalves (Psol) aponta que as políticas de assistência e de seguridade social têm cumprido um papel fundamental no contexto de crise sanitária, econômica e política decorrente da covid-19, que vem precarizando cada vez mais as condições de vida da população. Consideradas essenciais, as políticas do Sistema Único de Saúde (Suas) de BH exigem o empenho dos trabalhadores no atendimento direto das pessoas mais vulnerabilizadas e mais atingidas pelos efeitos da pandemia. Apesar da necessidade e da relevância dos serviços prestados, no entanto, até o momento a categoria não foi incluída como prioridade no calendário de vacinalção.

A pauta do debate será orientada pela Nota Técnica DGAS/GGTEP/MMGT-SUAS-BH 001/2021, que trata da inclusão do pessoal do Suas BH no plano de imunização em caráter emergencial, determina prioridades por unidades e serviços e reforça a necessidade de vacinar todos os trabalhadores dos diferentes níveis de escolaridade para proporcionar segurança aos trabalhadores e usuários do sistema.

Participantes

Para participar (remotamente) da audiência pública, são aguardados o secretário municpal de Saúde, Jackson Machado; a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares; representantes do Fórum Municipal de Trabalhadores do Suas-BH; Mesa Municipal de Gestão do Trabalho do Suas-BH; Fórum Permanente de Entidades Socioassistenciais de Belo Horizonte; e o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel).

Superintendência de Comunicação Institucional