COMISSÃO DE MULHERES

Vereadoras retomam conversa sobre as mulheres e o transporte público de BH

Ideia é aprofundar os estudos recuperando o que já foi tratado e propondo avanços. Comissão também tratou do Plano Plurianual 2018/2021

sexta-feira, 9 Abril, 2021 - 14:45

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Com o objetivo de aprofundar os debates sobre o dia a dia das usuárias do transporte coletivo de Belo Horizonte, a Comissão de Mulheres vai retomar o tema recuperando tudo que já foi tratado sobre o assunto e propondo atividades como audiências públicas e a possibilidade de formação de grupo de trabalho sobre a questão. A proposta foi apresentada pela vereadora Macaé Evaristo (PT) durante reunião realizada nesta sexta-feira (9/3), quando também foi analisado pedido da Comissão de Orçamento e Finanças para que sejam feitas sugestões ao PPAG 2018/2021. Confira aqui o resultado da reunião.

Transporte coletivo

Segundo Macaé, é preciso que a comissão siga debatendo sobre os problemas enfrentados pelas mulheres no transporte da cidade, inclusive contando com outros atores. “Podemos levar as questões levantadas aqui para a comissão especial que trata do tema (Reformulação da BHTrans). Vou trabalhar em uma proposta que conte com a realização de audiências públicas retomando tudo o que já foi tratado. Apresentarei na próxima reunião”, destacou a vereadora. De acordo com Bella Gonçalves (Psol), o assunto sempre foi um tema caro à comissão. “Fizemos muito este debate (na legislatura anterior) e tínhamos mesmo avançado no sentido de propor inclusive a utilização de uma tecnologia que permitisse às mulheres fazerem o acionamento, elas mesmas, das forças de segurança. Isso se perdeu um pouco com o avanço da pandemia”, salientou Bella.

Para a presidente da comissão, Flávia Borja (Avante), é preciso mesmo seguir em frente. “Podemos propor audiências públicas ou mesmo a criação de um grupo de trabalho sobre o assunto. Também temos que avançar na questão da Maternidade Leonina Leonor, buscando mais informações junto ao Executivo, além do tema da depressão pós-parto, que é muito importante e foi trazido a nós pela vereadora Marilda Portela (Cidadania)”, explicou Flávia.

Outros assuntos

A presidência da Comissão de Mulheres também apresentou às vereadoras ofício onde a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas solicita que as comissões permanentes apresentem “questões sobre projetos estratégicos e de execução orçamentária a serem detalhados pelos gestores do Executivo”, relativos ao Programa Plurianual de Ação Governamental – PPAG 2018/2021. O PPAG corresponde ao planejamento estratégico de médio prazo da administração pública municipal. Com vigência de quatro anos, ele apresenta metas e investimentos prioritários para o período entre o segundo ano do mandato do prefeito e o primeiro ano da gestão seguinte. Compatível com o Plano Diretor, ele pode ser revisado anualmente para que se adequem os programas e ações previstas à realidade do Município. O prazo para que as comissões apresentem suas sugestões foi aberto no dia 5 e segue até 23 de abril.

A reunião contou com as presenças remotas das vereadoras Macaé Evaristo, Bella Gonçalves, Professora Marli (PP) e Flávia Borja, que presidiu os trabalhos.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

7ª Reunião Ordinária- Comissão de Mulheres