VISITA TÉCNICA

Vereadores vão às Regiões Noroeste e Norte verificar áreas que sofrem com alagamentos

A insuficiência ou ausência de sistemas de drenagem de águas pluviais é denominador comum de duas visitas técnicas na próxima semana

sexta-feira, 12 Março, 2021 - 18:00

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Para verificar pontos da cidade que registram alagamentos em períodos de chuva, as Comissões de Saúde e Saneamento e de Meio Ambiente e Política Urbana realizam duas visitas técnicas na próxima semana nas Regiões Norte e Nordeste. Na terça-feira (16/3), às 10h, o destino é a Rua Alicedro, nº 110, no Bairro Pindorama; na sexta-feira (19/3), às 14h, o endereço é Rua Osmar Costa, nº 271, no Bairro Heliópolis. 

Na primeira visita, solicitada por Ciro Pereira (PTB), o objetivo é verificar a ausência de sistema de coleta, tratamento e disposição adequada de esgoto sanitário e de sistema de drenagem urbana das águas pluviais no local. De acordo com o vereador, as residências do local são frequentemente afetadas e invadidas por dejetos provenientes da atual situação do esgoto sanitário. Ele cita a Lei n° 8.260/ 2001, que institui a Política Municipal de Saneamento e prevê “estabelecer medidas que garantam a manutenção do sistema de esgotamento sanitário em áreas de urbanização precária” e “priorizar o equacionamento dos problemas de ausência e inadequação do sistema de drenagem urbana em situações que envolvam risco de vida e perdas materiais”.

Foram convidados para a visita ao Bairro Pindorama representantes dos seguintes órgãos: Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura e de Saúde, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Copasa, Subsecretaria de Assuntos Institucionais, Regional Noroeste e conselhos municipais.

Durante a visita técnica, os representantes dos órgãos e entidades convidados deverão apresentar as seguintes informações: de que forma tem sido garantida a saúde da população dessa localidade; quais as previsões temporais e orçamentárias de ações do Executivo que visem garantir a coleta, a interceptação e o tratamento dos esgotos sanitários, além da infraestrutura de drenagem urbana; e se essa via faz parte do Programa Caça-Esgoto, ação ambiental da Copasa que visa eliminar todos os lançamentos indevidos de esgoto em redes pluviais e córregos, direcionando-os para as Estações de Tratamento  (ETEs).

A outra visita, pedida por  Irlan Melo (PSD), vai apurar as causas de alagamentos e os procedimentos de drenagem urbana necessários para reduzir a ocorrência de enchentes no local. Irlan Melo explicou que há um grande volume de água que se acumula na época de chuvas no encontro das Ruas Osmar Costa e Raimunda Arruda, no Bairro Heliópolis, o que provoca diversos transtornos e coloca em risco a segurança de quem trafega na região. Foram convidados membros da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Sudecap e da Coordenadoria Regional Norte. 

Superintendência de Comunicação Institucional