VISITA TÉCNICA

Serviço de esterilização de cães e gatos na Região Oeste será vistoriado

Comissão de Saúde e Saneamento vai apurar volume de cirurgias realizadas, critérios de atendimento e tempo médio de espera

quarta-feira, 3 Março, 2021 - 15:30

Foto Divulgação/CMBH

Dando sequência a uma série de visitas aos Centros de Esterilização de Cães e Gatos da capital, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará nova vistoria, na próxima sexta-feira (5/3), às 10h, na unidade da região Oeste, localizada na Rua Alexandre Siqueira, 375, Bairro Salgado Filho. A atividade estava prevista para o dia 12 de março, mas foi antecipada por solicitação do vereador Wanderley Porto (Patri), autor dos requerimentos para as visitas. Já no dia 12, a comissão deve seguir para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Região Norte, no Bairro São Bernardo, sempre às 10h. Essa atividade estava prevista para o dia 5 de março, mas foi adiada, também por solicitação do parlamentar.

Wanderley Porto (Patri) explica que há reclamações de usuários relativas à demora no atendimento em algumas unidades. Portanto, a vistoria deve apurar a quantidade de cirurgias realizadas em cães e gatos em cada local; o tempo médio de espera para o agendamento; se há falta de insumos para a realização dos procedimentos; se a estrutura é suficiente para as demandas locais; qual o critério de atendimento para a comunidade e se há algum limite de atendimento estabelecido por família.

A Subsecretaria de Promoção e Vigilância à Saúde (Supvisa) foi convidada a acompanhar a visita e deve enviar um representante. O Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste está situado na Rua Alexandre Siqueira, 375, no Bairro Salgado Filho.

O vereador alerta que o objetivo das visitas é intervir na melhoria da estrutura e do atendimento das unidades, a fim de “inibir o aumento desordenado de cães e gatos e o consequente abandono dos animais na nossa cidade”.

Próxima visita agendada

Está prevista para o dia 12 de março a visita técnica ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Região Norte, localizado na Rua Edna Quintel, 173, no Bairro São Bernardo. Além do serviço de esterilização, a unidade também oferece vacinação e recolhe animais soltos em vias públicas.

Visitas anteriores

A atividade integra o conjunto de cinco visitas técnicas solicitadas por Wanderley Porto e aprovadas pela Comissão de Saúde e Saneamento do dia 10 de fevereiro, que têm verificado itens como infraestrutura, insumos e atendimento nos locais. As três primeiras aconteceram em fevereiro, vistoriando o Centro de Esterilização de Cães e Gatos do Barreiro, no Bairro Bonsucesso (12/2), o Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste, no Bairro Esplanada (19/2) e o Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste, no Bairro Caiçara (26/2).

Superintendência de Comunicação Institucional

*A matéria foi atualizada em 3/3/21, às 21h25, para incorporar recente inversão de datas realizada pela comissão. Visita à unidade Oeste será no dia 5 de março e visita à unidade Norte será no dia 12 de março.