Defesa dos animais

Duda Salabert vai presidir comissão especial e Wanderley Porto será o relator

Reuniões serão realizadas quinzenalmente, na primeira e na última sexta-feira do mês, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes

quinta-feira, 18 Fevereiro, 2021 - 15:15

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A comissão especial de estudo criada para debater poteção e defesa dos animais realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (18/2) para eleger presidente e relator, além de definir a periodiciadade dos encontros. Duda Salabert (PDT) vai comandar os trabalhos e Wanderley Porto (Patri) estará na relatoria; as reuniões serão realizadas quinzenalmente, na primeira e na última sexta-feira do mês, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. De acordo com a presidente eleita, o grupo tem um importante papel no cenário de combate à propagação da covid-19, uma vez que esta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem origem zoonótica. Para Duda, o novo coronavírus também relação com o comércio de animais, o que reforça a necessidade de fiscalizar espaços de venda de animais na capital, no sentido de evitar a propagação de outras doenças. 

Na oportunidade, Duda defendeu que a comissão especial de estudo seja permanente, em função do interesse público, por estar em sintonia com os movimentos em defesa dos animais na cidade, lembrando que ela existe há cerca de 16 anos, com atuação nas quatro últimas legislaturas. Conforme o Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais de estudo são dispositivos transitórios, com prazo de trabalho constituído dentro da legislatura, e que se dedicam à análise de um determinado assunto de interesse da cidade. “Estamos debatendo uma questão de saúde pública, diretamente ligada à Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana e à Comissão de Saúde e Saneamento, buscando, assim, fazer uma ponte em defesa da saúde única no Município”, completou.

Reforçando a importância da comissão especial, Rubão (PP) destacou que BH é a capital da leishmaniose no Brasil, sendo responsável por um maior número de óbitos que a dengue. Para o parlamentar, é preciso que se dê uma atenção especial à questão, pois problemas enfrentados por animais trazem inúmeras consequências às pessoas que convivem com eles.

Para Wanderley Porto, responsável pela emissão do relatório final do colegiado, o objetivo é promover "debates e propor ações efetivas em prol da causa, do respeito aos animais e da adoção responsável".

Participaram da reunião a vereadora Duda Salabert e os vereadores Juninho Los Hermanos (Avante), Wanderley Porto, Rogerio Alkimin (PMN), Rubão e Miltinho CGE (PDT), este último membro suplente da comissão.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Proteção e defesa dos animais