TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão cobra prazo para entrega da Via 710; obras já passam de seis anos

Indicação sugere construção de bicicletários gratuitos, os “bike points”; Complexo Esportivo do Pompéia também em pauta

quinta-feira, 25 Fevereiro, 2021 - 19:15
vereadores no Plenário Camil Caram

Foto: Karoline Barreto / CMBH

A Via-710, que ligará as Regiões Leste e Nordeste de Belo Horizonte, começou a ser executada em 2014 e até agora não foi concluída. As regiões que passam por obras estariam mal sinalizadas, o que tem provocado acidentes. Preocupada com a situação, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou pedido de informações à Prefeitura sobre previsão de término da obra. A decisão ocorreu em reunião nesta quinta-feira (25/2), quando também foi aprovada indicação para construção de bicicletários gratuitos, pedidos de informação sobre o Complexo Esportivo do Pompéia e obras da alça de acesso da Rua Professor Patrício Filho, no Bairro Palmares, à Avenida Cristiano Machado. 

Via 710

Rubão (PP) solicita informações da Prefeitura sobre a via que ligará o trânsito da Avenida dos Andradas à Avenida Cristiano Machado: previsão de término da obra; quantitativo e indicação das residências pendentes de desapropriação; envio de cópia de estudo técnico de impacto de trânsito, se houver; e solução da BHTrans para o tráfego no encontro da Avenida Itaituba e Via 710. “Tal pedido justifica-se uma vez que há um grande número de acidentes no local, pois o mesmo encontra-se com pouca sinalização”, explicou no pedido.

Os parlamentares se manifestaram a respeito da necessidade de a BHTrans disponibilizar informações sobre projetos e obras de forma mais acessível para a população. Braulio Lara (Novo) acrescentou que, muitas vezes, existe conteúdo produzido, “mas a população não consegue acessar esse detalhamento”, sugerindo visita do presidente da BHTrans à comissão. Wesley (Pros) ponderou que o colegiado poderia articular uma reunião na empresa ou uma vinda do presidente à Câmara.

Problemas no tráfego também motivaram requerimento de Ciro Pereira (PTB) ao prefeito Alexandre Kalil para obter informações sobre a previsão de conclusão das obras e a liberação da alça de acesso da Rua Professor Patrício Filho (Bairro Palmares) à Avenida Cristiano Machado, próxima ao número 4731, no sentido Bairro-Centro.

Bike points

Indicação assinada por Wesley e direcionada ao secretário municipal de Governo, Adalclever Ribeiro Lopes, solicita a implantação de bicicletários gratuitos em Belo Horizonte, os “bike points”, por meio de parceria público-privada. Wesley mostrou um video sobre o bike point - o espaço da rua ocupado por um carro daria lugar a um bicicletário gratuito para 10 bicicletas. Para ele, é muito positivo o crescimento do número de ciclistas e bicicletas, mas, até agora, “infelizmente, o crescimento de cliclovias e ciclofaixas foi irrisório”. Nesse sentido, “o ‘bike point’, um espaço compartilhado e gratuito, seria um incentivo para o cidadão usar as duas rodas como solução para cuidar da saúde, preservar a natureza e, ainda, aliviar o trânsito”, além de ser mais uma opção de transporte sem custo para o trabalhador.

Braulio Lara, assentindo com a ideia, sugeriu o oferecimento de espaços publicitários para custear a proposta: “há como viabilizar isso sem aumento de gastos públicos”. Rogerio Alkimim (PMN) acrescentou que o bike point “vai desafogar o trânsito”, citou a facilidade em furtar uma bicicleta e a dificuldade de resgatá-la, e observou que, mesmo na região da Lagoa da Pampulha, onde muitas pessoas se exercitam, não há locais para estacionar. Gilson Guimarães (Rede) queixou-se de que o trânsito de Belo Horizonte não contempla bicicletários. Também afirmou que as faixas preferenciais deveriam ser mais vigiadas.

Pompéia

A comissão aprovou, ainda, outro pedido de informação de Rubão ao Executivo, relativo a projetos e obras do Complexo Esportivo do Pompéia. O parlamentar deseja saber sobre autorização e previsão de término dos serviços de engenharia para apoio técnico e execução de projetos básico e executivo de arquitetura e outros complementares, a serem realizados  pela empresa Liderança Serviços de Legalização Imobiliária Eirele – ME. Outros questionamentos referem-se à finalização do projeto (com pedido de envio de cópia); previsão de início e término das obras; cumprimento do cronograma; valor total empenhado na construção do complexo; valores recebidos pela PBH e destinação; cópia de toda a documentação relacionada à construção.

Participaram da reunião, presencialmente, os vereadores Braulio Lara, Rogerio Alkimim e Wesley. Participaram remotamente Gilson Guimarães e Henrique Braga (PSDB).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

3ª Reunião Ordinária Órgão promotor: Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário