Plenário

Professor Juliano Lopes é eleito 2º vice-presidente da Câmara Municipal

Lopes fará parte da Mesa Diretoria no período de 15 de maio a 31 de dezembro deste ano, sucedendo Jair Di Gregório no cargo

sexta-feira, 15 Maio, 2020 - 17:15

Foto: William Delfino/CMBH

O vereador Professor Juliano Lopes (PTC) foi eleito, nesta sexta-feira (15/5), pelo Plenário da Câmara de BH, para ocupar o cargo de 2º vice-presidente. Ele fará parte da Mesa Diretoria no período de 15 de maio a 31 de dezembro deste ano. O vereador Professor Juliano Lopes foi candidato único ao cargo, tendo sido eleito com 38 votos favoráveis, nenhum contrário e a abstenção do vereador Gilson Reis (PCdoB). O cargo estava vago desde o dia 29 de abril, quando o então 2º vice-presidente Jair Di Gregório (PSD), apresentou sua renúncia à Mesa Diretora.

Antes da votação, parlamentares usaram o microfone do Plenário para agradecer a Jair Di Gregório pelo trabalho como 2º vice-presidente da Casa e para encaminhar o voto favorável a Juliano Lopes.

O vereador Elvis Côrtes (PSD), que defendeu a eleição de Juliano Lopes, disse admirar “a garra e a fé” de Jair Di Gregório, a quem classificou como “homem de Deus”. Côrtes também lembrou que Jair Di Gregório venceu a Covid-19 após passar 13 dias hospitalizado.

O vereador Gabriel (Patri) também agradeceu a Jair Di Gregório pelo período em que ocupou a 2ª vice-presidência da Casa. Gabriel lembrou que a Mesa Diretora devolveu quase R$ 60 milhões à Prefeitura, o que ocorreu em decorrência da economia de recursos públicos por parte do Parlamento Municipal. O parlamentar também destacou que a Casa está devolvendo R$ 3 milhões por mês ao Executivo, o que representa, segundo ele, um valor significativo do orçamento do Poder Legislativo. O vereador também conclamou os Poderes Legislativo e Executivo a continuarem a darem respostas à cidade no que classificou como “o pior momento que a capital vive”.

Jair Di Gregório afirmou que decidiu renunciar ao cargo na Mesa Diretora para poder dedicar-se até o final deste ano ao seu mandato como vereador. O parlamentar também aproveitou o seu tempo de fala no Plenário para agradecer à presidente Nely Aquino (Pode), que foi por ele classificada como “muito democrática”. De acordo com Jair Di Gregório, a presidente compartilha com os demais parlamentares a tomada de decisões no Legislativo, sem agir de modo unilateral. Ele também agradeceu a confiança que foi nele depositada enquanto esteve à frente da 2º vice-presidência, bem como o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Jair Di Gregório indicou Juliano Lopes para ocupar a 2ª vice-presidência ao afirmar que Lopes reúne as qualidades necessárias para assumir o cargo.

Enem

Após tomar posse como 2º vice-presidente, o vereador Professor Juliano Lopes defendeu o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em decorrência da suspensão das aulas presenciais pelas escolas estaduais no contexto da pandemia. Segundo ele, a suspensão prejudica os alunos da rede pública, principalmente aqueles que têm difícil acesso à internet. O vereador criticou o ministro da Educação Abraham Weintraub, que afirmou que aqueles que defendem o adiamento do Enem são de esquerda. Para Lopes, a defesa do adiamento do Enem é uma questão de bom senso e de responsabilidade e nada tem a ver com ideologias políticas. Segurando um cartão vermelho, o vereador Professor Juliano Lopes, que foi árbitro de futebol, afirmou que, caso o ministro se recuse a adiar o Enem e continue a dizer que aqueles que defendem uma nova data para a aplicação da prova são de esquerda, receberá dele a punição máxima do futebol, que significa a expulsão de campo.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

26ª Reunião Ordinária - Plenário