CPI Andrade Gutierrez

Relatório da CPI das Empreiteiras, realizada em 1994, será anexado à apuração

Jair Di Gregório renunciou ao cargo de relator, agora ocupado por Mateus Simões; reuniões ordinárias terão novo horário

sexta-feira, 7 Fevereiro, 2020 - 17:45
Vereadores da CPI da Andrade Gutierrez em reunião no Plenário Camil Caram

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Mudança de horário das reuniões, eleição de novo relator e juntada de documentos relativos a uma CPI realizada nos anos 90 na Câmara Municipal para investigar empreiteiras estiveram na pauta da reunião da CPI de Débitos do Município com a Construtora Andrade Gutierrez, nesta sexta-feira (7/2). Antes realizadas todas as sextas-feiras, às 10h, as reuniões ordinárias agora serão às segundas, 9h30. O vereador Jair Di Gregório (PP) renunciou ao cargo de relator e apoiou a candidatura única de Mateus Simões (Novo), eleito por unanimidade.

A CPI em questão apura valores pagos pela Prefeitura à Andrade Gutierrez, na década de 90, por obras realizadas nos anos 80, de recuperação da galeria e canalização do Ribeirão Arrudas e dos córregos Cercadinho e Bonsucesso, juntamente com implantação da continuidade da Avenida dos Andradas; duplicação do Túnel da Lagoinha e obras viárias acessórias adjacentes; e remoção de aguapés da Pampulha. Há suspeita de que o Município tenha pagado cerca de R$ 2,5 bilhões para saldar uma dívida que inicialmente era de R$ 269 milhões. 

“Precisamos de pessoas com mais conhecimento de causa, do contrato e de Direito para fazer a relatoria. O mais bem preparado para assumir o cargo é Mateus Simões”, justificou Di Gregório ao renunciar ao cargo, salientando que se julga capaz de realizar o trabalho e lembrando que o vereador sempre trabalha com assessoria técnica.

O presidente da Comissão, Pedro Patrus (PT), parabenizou o colega pela atitude de ceder a relatoria a outro vereador.

“Quero garantir que todo o espaço para colaboração vai ser aberto e pedir o ponto de contato com cada gabinete. Espero que possamos construir, em conjunto, um relatório final altivo”, defendeu Simões após ser eleito, garantindo que na próxima semana trará as testemunhas iniciais da Comissão.

Relatório

Foi aprovado, ainda, requerimento de juntada do relatório final da CPI das Empreiteiras, realizada pela Câmara Municipal em 1994. O relatório teria mostrado irregularidades no pagamento feito pela Prefeitura à Construtora Andrade Gutierrez, segundo o vereador Gilson Reis (PC do B), que entregou ao Colegiado os documentos: “Temos aqui o relatório final que demonstra vários problemas que ocorreram nas obras. A CPI estabeleceu mais de 150 indicações ao Ministério Público, Tribunal de Contas e outros órgãos de controle. Denúncias foram realizadas e órgãos foram acionados, mas nada aconteceu”, criticou.

O vereador Irlan Melo (PL) sugeriu o envio de ofícios solicitando informações a todos os órgãos para os quais houve encaminhamentos sobre as denúncias de 94.

Participaram da reunião os vereadores Catatau do Povo (Sem Partido), Gilson Reis, Irlan Melo (PL), Jair Di Gregório, Jorge Santos (Republicanos), Mateus Simões e Pedro Patrus (PT).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

4ª Reunião Extraordinária - CPI - Débitos do Município com a Construtora Andrade Gutierrez