VISITAS DA SEMANA

Mais áreas ameaçadas pelas chuvas, além de problemas viários, estão na pauta

Serão verificados deslizamentos no Morro das Pedras, cursos de nascentes e córregos. Ao todo, serão 14 visitas na semana de 2 a 6 de março

sexta-feira, 28 Fevereiro, 2020 - 15:00
Cursos de nascentes e córregos e danos causados pelas chuvas serão avaliados em visitas técnicas das comissões temáticas, nesta semana, de 2 a 6 de março
Foto: Jamir Nunes / PBH

Por meio das comissões temáticas os vereadores de BH realizarão 14 visitas técnicas na próxima semana, do 2 a 6 de março. Entre as questões verificadas pelos parlamentares estão as condições estruturais, de sinalização e acessibilidade de vias, além de danos e deslizamentos causados em decorrência das chuvas e situação de córregos e nascentes da Capital.

Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário

Apenas no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário estão agendadas oito visitas técnicas. Na terça-feira, (3/3), às 9h, a Comissão vai à Rua Jerônimo Marcucci, nº 234, no Bairro Pilar. Atendendo a requerimento feito do vereador Irlan Melo (PL), serão verificadas as condições estruturais do local, devido às fortes chuvas que atingiram a capital no mês de janeiro. Para a vistoria foram convidados representantes da Coordenadoria de Administração Regional Barreiro, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Na sequência, às 10h30, a pedido do mesmo parlamentar, a Comissão vai à Rua José Basílio, n° 71, no Bairro Parque São José, para vistoriar as condições estruturais e de sinalização da via. Foram convidados para esta agenda representares da Coordenadoria de Administração Regional Oeste, BHtrans e Sudecap.

Já na quarta-feira, (4/3), a Comissão realizará três visitas técnicas. Às 10h, a pedido do vereador Professor Juliano Lopes (PTC), será verificada a possibilidade de revitalização do redutor de velocidade localizado na Rua Dr. Cristiano Rezende, no Bairro Milionários, e da faixa de pedestres situada próximo à entrada da Maternidade do Hospital Júlia Kubitschek. Na sequência, às 10h30, ainda na Região do Barreiro, o parlamentar vai com a Comissão verificar a possibilidade de instalação de redutor de velocidade na Av. Ximango, no Bairro Flávio Marques Lisboa. Para ambas as vistorias foram convidados representantes da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro e da BHTrans. No final da manhã, às 11h30, a Comissão encerra a agenda do dia com uma visita à Rua Dr. Cristiano Rezende, nº 2606, no Bairro Araguaia, onde será verificada a possibilidade de criação de vagas de estacionamento. Requerida pelo vereador Wesley Autoescola (PRP), a vistoria deve contar com representantes da Secretária Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social; da BHTrans; da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro; da Subsecretaria de Regulação Urbana e da Secretaria Municipal de Obras e lnfraestrutura, além de moradores e comerciantes da região.

Na quinta-feira (5/3), a Comissão cumpre duas agendas. Às 9h e às 10h, atendendo a requerimento do vereador Jair Di Gregório (PP), dois locais serão vistoriados. O primeiro é a Rua Conde Pereira Carneiro, no Bairro Gameleira, onde será verificada a necessidade de implantação de sinalização horizontal e vertical. O ponto de encontro será na Fundação Ezequiel Dias, Rua Conde Pereira Carneiro, 80, Gameleira. Já a segunda vistoria acontece na Passarela do Metrô, na Estação Gameleira, onde serão verificadas as condições de acessibilidade do local. Para os encontros foram convidados representantes da BHTrans, da Sudecap e da Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste.

Já na sexta-feira, às 10h, a Comissão vai ao Viaduto da Floresta, na saída da Avenida do Contorno, com a finalidade de verificar solução de trânsito para o local. O requerimento feito pelo vereador Wesley Autoescola (PRP) atende às solicitações feitas pela Associação dos moradores do Bairro Floresta (FLO-LESTE) e a Associação dos Moradores e Amigos da Região Central de (BH – AMARCE), em razão de constantes retenções do trânsito no local. O ponto de encontro será na altura do nº 1.079 da referida avenida. A vistoria deve contar com a presença de representantes da BHTrans, da Secretária Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Coordenadora de Atendimento Regional Centro-Sul, além de representantes das associações de moradores.

Saúde e Saneamento

Nesta quarta-feira (4/3), a Comissão de Saúde e Saneamento realizará visita técnica à Rua Taperi, nº 67, Bairro Vila Oeste, às 9h30, com o intuito de vistoriar as condições do córrego que ali percorre. A visita foi motivada pela demanda de munícipes que solicitam a canalização do córrego, considerando que o esgoto advindo de todas as residências ao longo de suas margens correm a céu aberto, pelos fundos das casas, da Rua Taperi até a Rua Pinto Martins. Os moradores reclamam do surgimento de insetos e animais peçonhentos no local, colocando em risco a saúde dos mesmos. Foram convidados para a visita, requerida pelo vereador Irlan Melo (PL), representantes da Regional Oeste, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sudecap, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Na mesma data, às 11h, a Comissão visitará a Rua Jorge Fonte Boa, nº 11, Bairro Havaí, visando também vistoriar as condições da via e do córrego que percorre o local. O objetivo da visita, requerida pelo mesmo vereador, é avaliar as condições da via, ressaltando que no córrego correm águas limpas, pluviais, assim como águas advindas do esgoto, possibilitando, assim, a contaminação da água limpa onde ambas se encontram. Foram convidados representantes da Regional Oeste, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sudecap, SLU e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Direitos Humanos e Defesa do Consumidor

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor fiscalizará, na quarta-feira (4/3), às 10h, toda a extensão da Rua União, no Conjunto Esperança, com ponto de encontro em frente ao número 114. O objetivo da visita, requerida pelo vereador Pedro Patrus (PT), é verificar os estragos causados durante o período de chuvas intensas. Foram convidados para a visita representantes da Sudecap e Regional Barreiro.

Meio Ambiente e Política Urbana

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará três visitas técnicas na próxima semana, em áreas de risco e locais afetados pelas últimas chuvas. Na terça-feira (3/2), o Colegiado visitará sete pontos de área de risco no Aglomerado Morro das Pedras (Região Oeste), para verificar os deslizamentos de encostas e residências e a possibilidade de realização de estudo técnico para reassentamento de moradores e construção de contenção de encostas. Solicitada pelo vereador Preto (DEM), a vistoria será às 9h, com ponto de encontro na Vila Olímpica, localizada na via de ligação, próxima à Rua do Brás. Os pontos a serem visitados são: Beco Esperança, nº 345 e Beco dos Canutos, nº 178, ambos na Vila Santa Sofia; Campo da Pedreira, Terrão e final da Rua Marcelo de Araújo Braga, na Vila Antena; Beco dos Vianas, nº 94, na Vila São Jorge; e Rua José Maria Figueiró, na Vila Pantanal. Foram convidados para a visita representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

Duas visitas estão programadas para verificar as condições de locais atingidos pelas chuvas no Bairro Ribeiro de Abreu (Região Nordeste). Na próxima quarta-feira (4/2), às 9h, a Comissão vai averiguar as condições da Nascente Fundamental do Parque Ciliar do Ribeirão do Onça (Bairro Ribeiro de Abreu, próximo ao nº 935), após as chuvas intensas na região. A visita foi solicitada pelo vereador Edmar Branco (Avante).

São esperados para a vistoria: Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional; Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; SLU; Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste; Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça; Conselho Comunitário Unidos Pelo Ribeiro de Abreu (Comupra); e Drenurbs.

Já na quinta-feira (5/2), às 9h, a Comissão de Meio Ambiente visitará pontos no Bairro Ribeiro de Abreu, às margens do Ribeirão do Onça, devido à situação de emergência e calamidade causada pelas chuvas. Também a pedido de Edmar Branco, a vistoria passará pelos seguintes locais: Rua São Judas Tadeu, nº 37, esquina com Rua Antônio Ribeiro de Abreu; Rua Etilândia, nº 6, esquina com Antônio Ribeiro de Abreu; e Rua Juazeiro do Norte, nº 5, esquina com Rua Antônio Ribeiro de Abreu. O ponto de encontro será no Quintal Fideles, na Rua São Judas Tadeu, nº 115, Bairro Ribeiro de Abreu.

O convite para a visita foi feito à Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social; Secretaria Municipal de Política Urbana; Sudecap; Urbel; Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste; Copasa; Cemig; Defesa Civil Municipal; Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra); e a moradoras da região.

Superintendência de Comunicação Institucional