PREVENÇÃO DE ENCHENTES

Comissão vai vistoriar obras dos Córregos do Marimbondo e Lareira, na Vilarinho

Requerimento foi acatado durante reunião desta sexta-feira em que também foi aprovado pedido de informações sobre situação das obras

sexta-feira, 4 Outubro, 2019 - 16:45
Foto: Heldner Costa/ CMBH

A Comissão Especial de Estudo de Enchentes na Vilarinho realizou a sua 7ª reunião na tarde desta sexta-feira (4/10), e aprovou dois requerimentos: um pedido de informações à Prefeitura sobre intervenções nos córregos da região e detalhes acerca do projeto de obras para prevenção de enchentes na Avenida Vilarinho e outros pontos de Venda Nova; e uma visita técnica aos Córregos do Marimbondo e Lareira, prevista para o dia 15 de outubro, às 14h. Confira aqui o resultado completo da reunião.

O requerimento 1096/2019, de autoria do vereador Dr. Nilton (Pros), pede à PBH informações sobre o andamento das obras na Vilarinho e questiona: qual a atual situação das intervenções dos Córregos Lareira e Marimbondo? Atualmente está sendo realizada alguma outra intervenção na bacia do Córrego Vilarinho? Tendo em vista a solicitação de empréstimo no valor de $85.000.000.00 (oitenta e cinco milhões de dólares) para custear as obras de enfrentamento das inundações da Av. Vilarinho, solicita informações detalhadas do projeto a ser executado.

Tramita na Câmara de BH o Projeto de Lei 752/19, do Executivo, que autoriza a contratação de crédito junto a instituições financeiras, no valor de até US$ 85 milhões – cerca de R$ 350 milhões – destinados a intervenções nos Córregos Vilarinho, do Nado e do Isidoro. Segundo a Prefeitura, o empréstimo tem a finalidade de financiar a elaboração do projeto e a execução de obras para prevenir as frequentes inundações na Av. Vilarinho e outros pontos de Venda Nova nos períodos de chuva, que já causaram muitos prejuízos materiais e até mesmo a perda de vidas.

Já o requerimento 1196/2019, também de autoria do vereador Dr. Nilton, determina a realização de visita técnica aos Córregos do Marimbondo e Lareira, na Vilarinho, com o objetivo de verificar o andamento das obras no local. A vistoria está agendada para o próximo dia 15 de outubro, às 14h, e o ponto de encontro será na Av. Álvaro Camargos, esquina com Rua Professor Aimoré Dutra, no Bairro São João Batista. Foram convidados para participarem a visita o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho Marques, e o coordenador da Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu.

Antes do encerramento da reunião, foi dada ciência do ofício em resposta ao requerimento de comissão 291/2019 que solicitou à Procuradoria da Casa providências legais para responsabilização de representantes da Prefeitura, em razão do não comparecimento dos mesmos, após convocação, à 6ª Reunião da Comissão. Em resposta, a Procuradoria emitiu o Parecer PROLEG nº48/2019 sobre as providências legais cabíveis nestas situações e o encaminhamento à presidência da Casa.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra

7ª Reunião – Comissão Especial de Estudo