DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Aprovada audiência para debater situação do Campo de Futebol do Vale do Jatobá

Poeira estaria prejudicando saúde dos moradores; Comissão acatou ainda visitas para verificar condições de trânsito e sinalização

quinta-feira, 5 Setembro, 2019 - 15:45
Parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Heldner Costa/ CMBH

Diante de denúncias de moradores, preocupados com riscos à saúde, foi aprovada convocação de audiência pública para debater a viabilidade de se revestir o Campo de Futebol do Complexo Poliesportivo do Vale do Jatobá. A atividade está prevista para o dia 19 de setembro (quinta-feira), às 19h, no Complexo Poliesportivo. A decisão foi tomada em reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, na tarde desta quinta-feira (5/9), quando o colegiado acatou também outros quatro requerimentos para a realização de visitas técnicas, com a finalidade de verificar questões ligadas ao trânsito e sinalização de ruas da cidade. Confira aqui o resultado da reunião.

Campo de Futebol

O vereador Wesley Autoescola é o autor do requerimento 1064/2019, que solicita audiência pública para avaliar possível revestimento do Campo de Futebol do Vale do Jatobá. Segundo o vereador, há tempos, os usuários do campo solicitam que o mesmo seja gramado. Entretanto, é necessário verificar a adequação do piso de grama natural ou grama sintética para a prática do esporte e, ainda, os custos de implantação e a demanda de manutenção.

De acordo com justificativa enviada pelo parlamentar, o campo é um importante equipamento público, que abriga torneios do futebol amador de Belo Horizonte como as Copas Itatiaia, Corujão e a Centenário, promovidas pelos órgãos de imprensa e pela própria Prefeitura de Belo Horizonte. Para Wesley, além da questão da melhor utilização do campo pelos atletas, o gramado vai minimizar os efeitos nocivos que a poeira vem causando na saúde dos moradores do entorno. “O próprio centro de saúde do bairro tem levantamento que demonstra como têm crescido as queixas de problemas respiratórias na região”, argumenta o vereador.

A audiência foi aprovada, e devem ser convidados para o evento o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão; o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos; o presidente do Conselho Comunitário Assis Chateaubriand, Clayton Bertoldo; o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Guilherme de Aro; a diretora de Esportes da Rádio Itatiaia, Úrsula Nogueira; o chefe de Comunicação da Rede Globo Minas, José Amaro; o presidente do Estrela do Vale, Vanderlei Duarte; o presidente da Associação Independente Recreação e Desportos, Wladimir Veloso, e representantes da Equipe de Futebol do Conselho Comunitário do Vale do Jatobá.

Trânsito e sinalização

Confirmando a realização de visitas técnicas que vão verificar as condições de trânsito e sinalização de ruas em bairros da cidade, a Comissão aprovou os requerimentos 1043/20191050/20191063/2019 e 1056/2019. Os três primeiros requerimentos são de autoria da vereadora Nely Aquino (PRTB). O primeiro solicita visita técnica para verificar a viabilidade de implantação de mão única na Rua Coronel Índio do Brasil, no Bairro Itapoã, uma vez que o logradouro abriga uma escola pública e nos horários de entrada e saída dos alunos, o acesso ficaria comprometido. A agenda ficou acertada para segunda-feira (30/9), às 13h.

Já o requerimento 1050/2019 solicita visita para verificar a possibilidade de mudança de circulação da Rua Canárias, no Bairro Santa Amélia. A vistoria ficou agendada para o dia 15 de outubro, às 17h30. O terceiro requerimento (1063/2019) solicita visita técnica para examinar a possibilidade de melhoria e instalação de sinalização (canteiro central e faixa de pedestre) para a Rua Magi Salomon, próximo ao nº 511. A agenda ficou confirmada para o dia 22 de outubro, às 9h30.

O quarto requerimento aprovado (1056/2019) é de autoria do vereador Edmar Branco (Avante) e solicita, para o dia 18 de setembro, às 9h, visita técnica a três ruas do Bairro Concórdia (Itamaracá, Urandi e Itapagipe). O pedido prevê a verificação das condições de trânsito nos locais, bem como a checagem da sinalização vertical e horizontal ao logo das vias. A agenda foi confirmada para o próximo dia 18, às 9h.

Assista ao vídeo que traz a íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

28ª Reunião - Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário