VISITAS DA SEMANA

Vereadores vão vistoriar vila no Calafate, UPA Oeste e rua sem iluminação no Jardim Guanabara

Problema viário no Bairro Ouro Preto e ausência de iluminação pública no Jardim Guanabara também serão alvos de fiscalização

sexta-feira, 19 Julho, 2019 - 18:45
Rapazes caminham em rua de terra entre os barracos da Vila Felicidade, no Bairro Clafate

Foto: Google Streetview

Na semana de 22 a 26 de julho, as comissões temáticas da Câmara de BH realizarão visitas técnicas para averiguar condições de vias, equipamentos e serviços públicos em diferentes locais da cidade. Durante as vistorias, que deverão serão acompanhadas por representantes de órgãos e entidades pertinentes, os vereadores terão a oportunidade de ouvir moradores e usuários, buscar soluções e encaminhar demandas referentes à urbanização da Vila Felicidade e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambos na Regional Oeste; a possível alteração do trânsito em uma rua do Bairro Ouro Preto, na Pampulha; e ausência de iluminação pública em uma Avenida do Bairro Jardim Guanabara, na Região Norte da capital.

Na terça-feira (23/7), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai verificar in loco a situação do trânsito na Rua Manoel Elias de Aguiar, no Bairro Ouro Preto, Região da Pampulha. Durante a visita técnica, requerida por Jorge Santos (PRB), representantes da comunidade local e da BHTrans deverão apresentar sugestões e avaliar possíveis alterações na circulação para aumentar a segurança de motoristas e pedestres, que se queixam do alto número de acidentes no local. A fiscalização terá início às 14h, em frente ao nº 98 da referida via, e poderá ser acompanhada por qualquer cidadão interessado.

Acolhendo solicitação do mesmo vereador, na quinta-feira (25/7) a comissão visitará a Av. Lucas de Oliveira entre os números 180 e 254, no Bairro Jardim Guanabara, com o objetivo de analisar a viabilidade da instalação de postes de energia elétrica no trecho, reivindicada pelos moradores. A atividade foi agendada para as 15h, e deverá ser acompanhada pelas Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura e de Política Urbana, Coordenadoria da Administração Regional Norte e Cemig.

Urbanização da Vila Felicidade

Na quarta-feira (24/7), a partir das 10h, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai percorrer a Vila Felicidade, no Bairro Calafate, para averiguar as condições de urbanização e as carências de infraestrutura e serviços públicos. A pedido do requerente, vereador Gilson Reis (PCdoB), a Coordenadoria da Regional Oeste, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a BHTrans foram convidadas para acompanhar a visita técnica e ouvir as demandas da comunidade. O encontro dos participantes será em frente à Igreja de Santo Expedito, na Av. Tereza Cristina, nº 3.323.

UPA Oeste 

Também na quarta (24/7), a partir das 9h, a Comissão de Saúde e Saneamento irá à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste averiguar a disponibilidade e qualidade dos serviços prestados, infraestrutura, funcionamento de aparelhos e equipamentos, especialidades médicas oferecidas e condições de trabalho dos profissionais. Conforme os requerentes da atividade, vereadores Bim da Ambulância (PSDB), Catatau do Povo (PHS) e Gabriel (PHS), relatos de usuários apontam a recorrente a falta de materiais básicos como algodão e gaze e itens básicos de higiene para os pacientes, que, segundo relatos, chegam a aguardar até nove horas para ser atendidos. Com a demanda gerada pelo recente surto de dengue, o tempo de espera teria ultrapassado 24 horas. A unidade fica na av. Barão Homem de Melo, 1710.

Superintendência de Comunicação Institucional