VISITA TÉCNICA

Vistoria vai fiscalizar atendimento e infraestrutura oferecidos pela UPA Venda Nova

Visita será na próxima quarta e decorre de denúncias levadas, no mês passado, à Comissão de Saúde sobre o funcionamento da unidade

segunda-feira, 13 Maio, 2019 - 12:30
Vistoria vai apurar problemas de atendimento e infraestrutura na UPA Venda Nova

Foto: Sinmed

Apurar denúncias de problemas nas condições de atendimento e infraestrutura. Esse é o objetivo da visita técnica a ser realizada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Venda Nova, localizada na Rua Padre Pedro Pinto, 175, em Venda Nova, Belo Horizonte. A vistoria será feita no âmbito da Comissão de Saúde e Saneamento, a pedido do vereador Fernando Borja (Avante), na próxima quarta-feira (15/5), às 9h.

A realização desta visita técnica busca apurar denúncias que chegaram à Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara, no dia 24/4, acerca de problemas nas condições de atendimento e infraestrutura da unidade de saúde. Na ocasião, uma usuária do Sistema Único de Saúde reivindicou aos parlamentares melhorias para a unidade, que atende quase 10 mil pacientes por mês, e, segundo reclamações, apresenta deficiências que levam à demora no atendimento.

Atendimentos e equipe

Em visita técnica realizada à UPA Venda Nova pela Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara, em agosto do ano passado, foi constatado que a unidade oferecia, naquela momento, serviços médicos nas áreas de pediatria, clínica e cirurgia geral. Estavam à disposição da população cinco clínicos no período diurno e outros cinco no noturno. Além disso, havia três pediatras atendendo durante o dia e a mesma quantidade desses profissionais atuando na parte da noite. Na área de cirurgia geral, havia um especialista para cada turno. Os profissionais da unidade eram responsáveis por realizar, em média, 9.200 atendimentos por mês. Um dos principais desafios enfrentados pela unidade em agosto do ano passado dizia respeito à redução do tempo de espera para atendimento a pacientes classificados como pouco urgentes.

UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fazem parte da Rede de Atenção às Urgências do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

Superintendência de Comunicação Institucional