ESTRUTURA DA REPRESA

Sudecap afirma, em visita técnica, que Barragem da Pampulha está segura

De acordo com técnicos da Prefeitura, atividades de inspeção e manutenção são realizadas periodicamente no local

sexta-feira, 24 Maio, 2019 - 15:00
parlamentares e convidados em visita técnica

Foto: Bernardo Dias/ CMBH

Atendendo à solicitação de moradores da Pampulha e de seu entorno, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara de BH realizou, na manhã desta sexta-feira (24/5), uma visita técnica ao Vertedouro da Lagoa da Pampulha para apurar as condições da estrutura da barragem e para conhecer as ações realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para garantir a segurança da represa. De acordo com a vereadora e presidenta da Casa, Nely Aquino (PRTB), a Câmara está em alerta com esse tema, tendo, inclusive, criado uma CPI para acompanhar a situação das águas, após o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho. “Nosso papel aqui é conversar com os técnicos da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) para saber sobre as inspeções e manutenções realizadas na barragem da Pampulha e tranquilizar a população, confirmando que o local está em segurança”.

Segundo o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho Marques de Sousa, estão em andamento vários contratos relacionados à manutenção do Complexo da Lagoa da Pampulha, dentre eles o de desassoreamento, de tratamento da água, de iluminação da orla e de monitoramento ambiental, assim como o de recuperação da estrutura do vertedouro da barragem.

 “É nossa obrigação realizar o monitoramento permanente da barragem e manter atualizados os planos de segurança e de ação emergencial. A Prefeitura gasta em torno de R$4 milhões por mês com toda a Lagoa da Pampulha”. Porém, Castilho ressalta que o principal problema do Complexo não é sua parte estrutural, mas o esgoto que ainda chega à lagoa pelo município de Contagem.

Também presente na visita técnica, o diretor de manutenção da Sudecap, Mauro Lucio Ribeiro da Silva, explicou que os serviços de recuperação estrutural do sistema de vertedouro da Lagoa da Pampulha, contratados e publicados no Diário Oficial do Município no início deste mês, vão garantir a melhoria do funcionamento da barragem. Dentre eles estão: a manutenção do esgotamento, a troca das compotas por outras de aço inoxidável e a recuperação do corpo de galeria. “A manutenção mecânica, elétrica e estrutural da represa é realizada rotineiramente, mas foi feito um contrato exclusivo para a recuperação do vertedouro, e, para isso, foi feita uma sondagem antes”. Além disso, Mauro Lucio ressalta que novos contratos estão sendo elaborados para aumentar a eficiência e a segurança da barragem, como a implantação de um sistema eletrônico de monitoramento e o aumento do número de compotas.

O superintendente Henrique Castilho ainda anunciou que está em processo de licitação a recuperação de parte da pista de caminhada da orla da Lagoa e que, ainda este ano, a Sudecap deve voltar a operar a fonte da Lagoa da Pampulha, que parou de funcionar porque teve sua fiação roubada.

Também participaram da visita o vereador Jair Di Gregório (PP); a coordenadora de Atendimento Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca; o engenheiro Eduardo Pedersoli da Defesa Civil de BH e outros representantes da Sudecap.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para avaliar a estrutura atual da Barragem da Pampulha - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana