VISITA TÉCNICA

Mão única será implantada na Rua Santo Antônio de Lisboa, no São João Batista

Comissão visitou local e percebeu necessidade de intervenção em trecho de fluxo intenso na via, onde se localiza o Colégio Coração de Maria

terça-feira, 19 Março, 2019 - 15:45
Mão única será implantada na Rua Santo Antônio de Lisboa, no São João Batista

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Devido ao trânsito intenso, moradores da Rua Santo Antônio de Lisboa, na altura do nº 312, onde fica o Colégio Coração de Maria, solicitaram implantação de mão única nessa via e na rua paralela e abaixo a essa, a Pastor Rui Franco, no Bairro São João Batista (Região de Venda Nova, em Belo Horizonte). A escola tem entrada pelas duas vias, o que causa grande movimento de pais e alunos nelas em horários de pico. Diante do problema, a requerimento da vereadora e presidenta da CMBH, Nely Aquino (PRTB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário visitou o local nesta terça-feira (19/3). A visita contou com a presença de representantes da BHTrans, que definiram a implantação de mão única na Rua Santo Antônio de Lisboa, no sentido da Rua Engenheiro José Guimarães para a Rua Hye Ribeiro (que cruzam o trecho a ser alterado).

O sentido escolhido para a rua em questão leva em conta o fluxo natural da via e a segurança dos alunos, pois os carros poderão estacionar em frente à escola (do lado direito), e não no lado oposto. Todos os representantes presentes concordaram que a Santo Antônio de Lisboa é muito estreita para ser mão dupla. Já a Rua Pastor Rui Franco é considerada suficientemente larga para receber o fluxo atual, sendo necessária apenas a adoção de medidas de educação para o trânsito, embora a via tenha tráfego mais intenso porque nela estão as entradas do colégio para o ônibus escolar e para os alunos da educação infantil (1 a 5 anos). Outra diferença é em relação aos moradores, pois a Rua Santo Antônio de Lisboa tem mais residências que a paralela, fazendo com que o transtorno causado pelo trânsito naquela via seja maior.

Segundo a diretora pedagógica do Colégio Coração de Maria, Edite Gomes de Morais, o horário de pico na escola, quando se aglomeram mais carros nas duas ruas, é de 11h30 às 12h e de 17h30 às 18h.  A escola recebe crianças de 1 a 10 anos, em média (maternal 1 ao 5º ano). “A principal preocupação aqui é a segurança das crianças. Tanto que toda a sinalização de regulamentação já foi implantada, para embarque e desembarque dos alunos”, afirmou.

Para a vereadora Nely Aquino, é importante a participação da BHTrans na orientação aos motoristas quanto ao cumprimento das leis de trânsito: “A Rua Santo Antônio de Lisboa realmente tem necessidade de ser mão única. Na Rua Pastor Rui Franco, a partir do momento em que começar uma fiscalização, os motoristas vão se reeducando e mudando o comportamento”.

Projeto

Mas não há prazo definido para implantação da alteração, como informou a BHTrans, por meio da  analista de Transporte e Trânsito da Regional Venda Nova, Maria das Graças Silveira: “Na Rua Santo Antônio de Lisboa vamos fechar o projeto agora, com mão única.  Tecnicamente, não há necessidade de se colocar mão única na Rua Pastor Rui Franco. A data de implantação é conforme disponibilidade orçamentária da Prefeitura, isso eu não sei prever”. Ela também contou que a área operacional da BHtrans fez um teste no início de 2018 para alteração viária, em que as vias em questão tiveram seu sentido alterado para mão única, no horário de entrada e saída da escola. À época, foi desenvolvido o projeto de regulamentação do embarque e desembarque das crianças, com placas sinalizadoras.

O subsecretário de Assuntos Institucionais, Silvinho Rezende, garantiu celeridade ao processo de implantação da mão única: “Vamos trabalhar nisso junto com o presidente da BHTrans, para que faça a liberação com mais rapidez. A ação da vereadora Nely é muito importante, para que a gente consiga liberar o mais rápido possível. Vamos colocar um prazo de duas semanas. A gente já estará com uma definição de implantação para informar à vereadora e à equipe”.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar as condições de trânsito da via  - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário