EDUCAÇÃO E CULTURA

Comissão verificará estrutura e segurança em escolas na Região Oeste da capital

Os parlamentares deliberaram também pela realização de audiência pública para discutir os resultados do Carnaval 2019

quinta-feira, 14 Março, 2019 - 18:30
Parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Mobilizada por demandas de estudantes, pais e professores, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo aprovou, na tarde desta quinta-feira (14/3), a realização de oito visitas técnicas a diferentes escolas municipais na Região Oeste da capital. O objetivo é verificar as condições estruturais das unidades, assim como aspectos de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes. Na mesma reunião, os parlamentares deliberaram ainda pela realização de audiência pública para discutir os resultados do Carnaval 2019. Acesse a pauta e o resultado completo da reunião.

As visitas estão previstas entre os dias 27 de março e 29 de abril, sempre no período da manhã, e devem abordar a Escola Municipal João do Patrocínio, no Bairro Nova Gameleira; a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vila Leonina, no Leonina; a Escola Municipal Hugo Werneck, no Grajaú; a Escola Municipal Francisca de Paula, no Cinquentenário; a Emei Cinquentenário, no Betânia; a Escola Municipal Deputado Milton Salles, no Jardim América; a Escola Municipal Tenente Manoel Magalhães Penido, no Betânia, e a Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, no Bairro Havaí.

Autor dos requerimentos para as visitas, o vereador Irlan Melo (PR) explica que foram recebidas diversas demandas de familiares dos estudantes e profissionais para que haja a fiscalização nas unidades de ensino. Em especial, o parlamentar aponta preocupação com as condições de segurança e de trabalho dos professores e funcionários. Representantes da Prefeitura foram convidados para acompanhar as visitas, entre eles, a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben; o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Malta; o coordenador de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte (CDPD-BH), Luiz Henrique Porto Villani, e o comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Sérgio Prates.

E. M. Israel Pinheiro

Tendo recebido denúncias diversas de mães e pais de estudantes e de toda a comunidade da Escola Municipal Israel Pinheiro, no Bairro Alto Vera Cruz (Região Leste), a vereadora Cida Falabella (Psol) requereu a realização de visita técnica à unidade para verificar danos provocados por um desabamento no local e os riscos de novo desastre.

Os familiares afirmaram que três salas de aulas estão interditadas em razão do desabamento do teto. Ainda, o permanente risco de novos desabamentos nas dependências da escola estaria colocando em risco a segurança de todas as pessoas que frequentam o espaço escolar, inclusive as crianças. A visita está prevista para o dia 27 de março, às 14h.

Carnaval 2019

Já figurando entre as maiores festas de todo o país, o Carnaval de Belo Horizonte reúne centenas de blocos de rua, em todas as regiões da cidade, e, em 2019, atraiu mais de quatro milhões de foliões. Diante das grandes dimensões alcançadas pela festa e da importância do evento para a cidade, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará audiência pública para fazer um balanço junto à Prefeitura. Realizado por solicitação das vereadoras Bella Gonçalves (Psol) e Cida Falabella (Psol), o debate está previsto para o dia 1º de abril (segunda-feira), a partir das 18h35, no Plenário Amynthas de Barros.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

3ª Reunião Ordinária- Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo

Tema: