VISITA TÉCNICA

Alvo de audiências públicas, Córrego Vilarinho será vistoriado por vereadores

Comissão Especial foi criada para discutir os constantes alagamentos; projeto da PBH, discutido em audiência nesta quinta, prevê soluções

quinta-feira, 14 Março, 2019 - 15:30
Córrego Vilarinho receberá visita da Comissão das Enchentes em 14/3

Foto: Google Street View

A Comissão Especial de Estudo das Enchentes da Avenida Vilarinho visitará o Córrego Vilarinho e seus afluentes nesta sexta-feira (14/3), às 8h, na Bacia de contenção do Bairro Mantiqueira, com ponto de encontro na Avenida Vilarinho, nº 5940 (Região de Venda Nova, em Belo Horizonte). Solicitada pelo vereador e presidente da Comissão, Dr. Nilton (Pros), a visita busca verificar a atual situação de manutenção do córrego, pois a região vem sofrendo constantes alagamentos no entorno da referida Avenida, causando transtornos e prejuízos à população.

Em novembro de 2018, após uma forte tempestade, a enxurrada na via invadiu comércios, arrastou carros e causou a morte de três pessoas. Diante do problema, em dezembro a PBH anunciou obras para a área, a serem realizadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Elas incluirão a implantação de dois túneis para desviar as vazões excedentes dos Córregos Vilarinho e do Nado; um minitúnel auxiliar no Ribeirão Isidoro, que aumentará a capacidade hidráulica do sistema de microdrenagem; aberturas na cobertura dos canais existentes; um canal de macrodrenagem no Córrego Floresta (uma bacia de detenção vai reter o volume de água que será levado pelos túneis 1 e 2); uma estrutura hidráulica de confluência, que direcionará o fluxo dos Córregos do Nado, Vilarinho e Isidoro; e um viaduto sobre o canal, na Rua Joaquim Clemente.

A proposta da PBH é questionada pela Comissão Especial. Os membros do colegiado acreditam que as intervenções poderão transferir o problema para outras regiões. A PBH não compareceu à audiência pública realizada pela Comissão Especial na última segunda (11/3) para o projeto da Prefeitura. Outra audiência sobre o tema, desta vez no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, será realizada nesta quinta-feira (14/3), às 19h, na Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, localizada na Rua dos Mamoeiros, nº 98, no Bairro Vila Clóris. O evento também permitirá conhecer as alternativas propostas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas e pelos subcomitês da Bacia Hidrográfica (SCBH) dos Ribeirões Arrudas e Onça.

São esperados para a vistoria no Córrego Vilarinho o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa; o gerente de Infraestrutura de Venda Nova, Ricardo Luiz de Lima; e o diretor operacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo Vieira.

Superintendência de Comunicação Institucional