MEIO AMBIENTE

Presidente da comissão neste ano é Elvis Côrtes; em 2020 assume Juliano Lopes

Preto (DEM) e Edmar Branco (Avante) foram indicados pelo colegiado para integrar a Comissão de Participação Popular

quarta-feira, 6 Fevereiro, 2019 - 18:30
Parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Seguindo uma tendência em diversas comissões permanentes, desde o início desta legislatura, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana deliberou pela divisão do mandato de presidente e vice no próximo biênio. Reunido extraordinariamente na tarde desta quarta-feira (6/2), o colegiado votou pela alternância entre os vereadores na presidência e na representação na Comissão de Participação Popular. Elvis Côrtes (PHS) será o presidente do colegiado em 2019, tendo o vereador Edmar Branco (Avante) como vice. Já em 2020, Juliano Lopes (PTC) assume a presidência e Flávio dos Santos (Pode) passa a vice. 

"Quero agradecer aos nobres pares pelo voto de confiança”, destacou Elvis Côrtes, afirmando que será um novo desafio atuar na comissão, especialmente nesse momento em que “vão nos cobrar sobre o que aconteceu em nossa cidade vizinha, Brumadinho (MG)”. O parlamentar se referia ao rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, na Mina do Córrego Feijão, no último dia 25 de janeiro, que já inundou de lama mais de um milhão de metros quadrados de floresta, atingiu o leito do Rio Paraopeba, registrou, por enquanto, 150 mortes e quase 200 desaparecidos, e não tem conclusão sobre os reais impactos ambientais e sociais. O presidente garantiu que investirá em visitas técnicas e outras atividades externas. “Vamos nos envolver no meio ambiente porque o mundo precisa disso”, concluiu.

Já a Comissão de Participação Popular (CPP) deve receber o vereador Preto (DEM) em 2019, tendo Edmar Branco como suplente. No ano seguinte, as posições se invertem: Branco assume a cadeira efetiva na CPP e Preto deve atuar como suplente.

As reuniões ordinárias serão às segundas-feiras, a partir das 13h40, no Plenário Helvécio Arantes.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana