URS CAMPOS SALES

Comissão elogia funcionamento da unidade de saúde, mas constata falta de insumos

Apesar de contar com espaço físico adequado, unidade convive com recorrentes episódios de queda de energia

segunda-feira, 8 Outubro, 2018 - 16:00
Vereador Irlan Melo e Érica Ferreira Alvarenga, gerente da Unidade de Referência Secundária Campos Sales, na Gameleira, em visita técnica ao local
Rafa Aguiar / CMBH

Atendimento satisfatório nas mais diversas especialidades e espaço físico adequado, apesar da falta de alguns insumos e equipamentos e de problemas relacionados à queda de energia. Esse foi o cenário observado pela Comissão de Saúde e Saneamento na Unidade de Referência Secundária (URS) Campos Sales, na Gameleira, Região Oeste da capital, em visita técnica ocorrida nesta segunda-feira (8/10). Segundo Irlan Melo (PR), requerente da atividade, a Comissão encaminhará as observações à Secretaria Municipal de Saúde, de modo a estimular as revisões necessárias. 

Conforme explicou a gerente adjunta da URS Campos Sales, antigo PAM Campos Sales, Érica Ferreira Alvarenga, todos os pacientes que passam por algum tipo de procedimento ou consulta na URS são eletivos e referenciados, ou seja, já foram avaliados por um médico ou generalista da atenção primária em um centro de saúde de Belo Horizonte, antes de serem encaminhados à Unidade de Referência Secundária, onde são recebidos por especialistas.  

As especialidades disponíveis são proctologia, cardiologia, gastroentereologia, reumatologia, endocrinologia e cirurgia geral. Além das consultas, o usuário pode, ainda, realizar exames como endoscopia, cistoscopia e eletroencefalograma. A unidade convive ainda com gargalos em algumas especialidades, como reumatologia, neurologia e neurocirurgia, para as quais faltam profissionais.

Passando de Posto de Atendimento Médico (PAM) a unidade municipalizada em 1994, a URS foi reformada há cerca de oito anos, e atende em média, 600 pessoas por dia, entre moradores de BH e de 500 municípios pactuados. A unidade conta com 36 salas de atendimento e 3 salas de bloco cirúrgico (cirurgia ambulatorial).

Profissionais e serviços prestados

Com quase 60 médicos, além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em radiologia, funcionários da área administrativa e da limpeza, a Unidade de Referência Secundária Campos Sales conta com cerca de 200 trabalhadores. Quanto às especialidades, somente essa URS oferece o serviço de endoscopia, sendo responsável por boa parte da gastroentereologia e da espirometria em BH. Além da atenção secundária especializada, a unidade presta outros serviços à população, como o cadastro de autorização para internação hospitalar de cirurgia eletiva e a oxigenoterapia domiciliar. A URS contribui, ainda, com a formação acadêmica de profissionais em graduação, pós-graduação e residência multidisciplinar do Hospital Odilon Behrens, com vagas para Enfermagem e Medicina.

Problemas apontados

Na visita, foram constatados problemas como a falta de insumos (escovinha de aço e caixas plásticas para o transporte de material na Central de Esterilização, além de material de escritório), de oxigênio canalizado no consultório de endoscopia e de equipamentos para monitoramento na sala de recuperação. Também foram relatadas dificuldades como a frequente queda de energia na sala onde ficam guardados os medicamentos, prejudicando sua conservação; e o não funcionamento do ar condicionado na sala de esterilização. Quanto à segurança, mesmo contando com a ronda da Guarda Municipal, verificou-se a necessidade de contratação de um vigia, pois o atual irá aposentar-se.

Encaminhamentos

Destacando o trabalho complexo e de fundamental importância realizado pela unidade, o vereador Irlan Melo (PR), que requereu a visita, chamou atenção para os problema verificados na sala da endoscopia e na central de esterilização, salientando que, devido à demora para reposição de insumos, os funcionários acabam os adquirindo com recursos próprios. Melo também destacou a necessidade de aquisição de novos equipamentos para a URS e de uma solução para as quedas de energia na subestação da farmácia distrital. “A Comissão de Saúde e Saneamento encaminhará todas essas demandas à Secretaria Municipal de Saúde, para que as providências sejam tomadas".

Superintendência de Comunicação Institucional

 

Visita técnica para vistoriar as condições estruturais, de higiene e atendimento da URS Campos Sales - Comissão de Saúde e Saneamento