Comissão elogia funcionamento da unidade de saúde, mas constata falta de insumos
Apesar de contar com espaço físico adequado, unidade convive com recorrentes episódios de queda de energia

Rafa Aguiar / CMBH
Atendimento satisfatório nas mais diversas especialidades e espaço físico adequado, apesar da falta de alguns insumos e equipamentos e de problemas relacionados à queda de energia. Esse foi o cenário observado pela Comissão de Saúde e Saneamento na Unidade de Referência Secundária (URS) Campos Sales, na Gameleira, Região Oeste da capital, em visita técnica ocorrida nesta segunda-feira (8/10). Segundo Irlan Melo (PR), requerente da atividade, a Comissão encaminhará as observações à Secretaria Municipal de Saúde, de modo a estimular as revisões necessárias.
Conforme explicou a gerente adjunta da URS Campos Sales, antigo PAM Campos Sales, Érica Ferreira Alvarenga, todos os pacientes que passam por algum tipo de procedimento ou consulta na URS são eletivos e referenciados, ou seja, já foram avaliados por um médico ou generalista da atenção primária em um centro de saúde de Belo Horizonte, antes de serem encaminhados à Unidade de Referência Secundária, onde são recebidos por especialistas.
As especialidades disponíveis são proctologia, cardiologia, gastroentereologia, reumatologia, endocrinologia e cirurgia geral. Além das consultas, o usuário pode, ainda, realizar exames como endoscopia, cistoscopia e eletroencefalograma. A unidade convive ainda com gargalos em algumas especialidades, como reumatologia, neurologia e neurocirurgia, para as quais faltam profissionais.
Passando de Posto de Atendimento Médico (PAM) a unidade municipalizada em 1994, a URS foi reformada há cerca de oito anos, e atende em média, 600 pessoas por dia, entre moradores de BH e de 500 municípios pactuados. A unidade conta com 36 salas de atendimento e 3 salas de bloco cirúrgico (cirurgia ambulatorial).
Profissionais e serviços prestados
Com quase 60 médicos, além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em radiologia, funcionários da área administrativa e da limpeza, a Unidade de Referência Secundária Campos Sales conta com cerca de 200 trabalhadores. Quanto às especialidades, somente essa URS oferece o serviço de endoscopia, sendo responsável por boa parte da gastroentereologia e da espirometria em BH. Além da atenção secundária especializada, a unidade presta outros serviços à população, como o cadastro de autorização para internação hospitalar de cirurgia eletiva e a oxigenoterapia domiciliar. A URS contribui, ainda, com a formação acadêmica de profissionais em graduação, pós-graduação e residência multidisciplinar do Hospital Odilon Behrens, com vagas para Enfermagem e Medicina.
Problemas apontados
Na visita, foram constatados problemas como a falta de insumos (escovinha de aço e caixas plásticas para o transporte de material na Central de Esterilização, além de material de escritório), de oxigênio canalizado no consultório de endoscopia e de equipamentos para monitoramento na sala de recuperação. Também foram relatadas dificuldades como a frequente queda de energia na sala onde ficam guardados os medicamentos, prejudicando sua conservação; e o não funcionamento do ar condicionado na sala de esterilização. Quanto à segurança, mesmo contando com a ronda da Guarda Municipal, verificou-se a necessidade de contratação de um vigia, pois o atual irá aposentar-se.
Encaminhamentos
Destacando o trabalho complexo e de fundamental importância realizado pela unidade, o vereador Irlan Melo (PR), que requereu a visita, chamou atenção para os problema verificados na sala da endoscopia e na central de esterilização, salientando que, devido à demora para reposição de insumos, os funcionários acabam os adquirindo com recursos próprios. Melo também destacou a necessidade de aquisição de novos equipamentos para a URS e de uma solução para as quedas de energia na subestação da farmácia distrital. “A Comissão de Saúde e Saneamento encaminhará todas essas demandas à Secretaria Municipal de Saúde, para que as providências sejam tomadas".
Superintendência de Comunicação Institucional