ELEIÇÕES 2018

Cinco vereadores ocuparão vagas na ALMG e na Câmara dos Deputados

Ao todo, 19 parlamentares postularam o cargo de deputado, obtendo juntos mais de 600 mil votos

segunda-feira, 8 Outubro, 2018 - 15:00

Foto: Karoline Barreto / CMBH

No último domingo (7/10), o eleitorado mineiro confirmou a eleição de cinco vereadores da Câmara de BH. Os quatro parlamentares eleitos para o mandato de deputado estadual, assim como a vereadora que vai ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, tiveram votações expressivas na cidade. Ao todo, os 19 parlamentares que se candidataram somaram 607.286 votos, fora outros três vereadores que concorreram ao Senado como suplentes.

Vereadora mais votada em Belo Horizonte nas eleições de 2016, Áurea Carolina (Psol) multiplicou os votos e foi eleita deputada federal neste domingo. Escolhida por 162.740 eleitores, Áurea ocupou o 5º lugar na lista dos mais votados para a Câmara dos Deputados.

Cientista social, especialista em gênero e igualdade e mestre em Ciência Política, Áurea Carolina tem 34 anos e luta pelos direitos de grupos historicamente marginalizados, como as mulheres, as juventudes e as populações negras. Entre suas bandeiras estão a plena efetivação do direito à ocupação do espaço público e o fomento à participação popular na política.

Deputados estaduais

Com forte atuação em defesa dos animais, o vereador Osvaldo Lopes (PHS) foi eleito em 2016, seu primeiro mandato, com 3.018 votos. Apenas dois anos depois Lopes recebeu 31.161 votos e foi eleito deputado estadual. Idealizador da Corrente do Bem pelos Animais, associação responsável pelo resgate de centenas de bichos vítimas de maus tratos, abandono, doenças e atropelamentos, Osvaldo Lopes também promove eventos para a adoção responsável dos cães e gatos resgatados. 

Vereador mais jovem da Casa, Doorgal Andrada (Patri) foi eleito aos 24 anos e também conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parlamentar, que obteve 57.942 votos, atua em causas voltadas à mobilidade urbana, além de contribuir para o desenvolvimento e o acesso à cultura, ao lazer, ao esporte e a outras atividades capazes de fomentar a inclusão social, a saúde e a segurança da população.

O vereador Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) está em seu segundo mandato.  Foi professor e presidiu a consultoria “Fábrica dos Sonhos”, que lhe rendeu o Prêmio “Ser Humano”, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, bem como foi criador do primeiro curso pré-vestibular comunitário e idealizador do Projeto Brasil Melhor, que desenvolve ações educativas e culturais para pessoas de baixa renda. Mesquita assume o cargo de deputado estadual após obter 31.722 votos.

Já o vereador Rafael Martins (PRTB) assume uma das 77 cadeiras na ALMG após receber 27.463 votos. Em seu primeiro mandato como vereador, Martins é jornalista, repórter e redator e, antes mesmo de entrar para o legislativo, já trabalhava na elaboração de proposições nas áreas de direitos sociais, educação e sustentabilidade.

Suplentes

Os parlamentares da capital eleitos deputados têm pela frente mais três meses de mandato na Câmara Municipal. A partir de 1º de fevereiro de 2019, os vereadores eleitos serão substituídos pelos seus suplentes.

Isabella Gonçalves de Miranda (Psol), que faz parte da experiência inédita de covereança na Casa Legislativa pela “Gabinetona”, assume a cadeira de Áurea Carolina. Coronel Piccinini (PSB), que não conseguiu se reeleger para deputado estadual, vai ocupar a vaga de Professor Wendel Mesquita. Piccinini já foi vereador durante a legislatura 2013/2016. Glauton Santiago Felix de Jesus (PSD), conhecido nas urnas em 2016 como “Maninho Félix” assume a vaga de Doorgal Andrada. Já o professor de ensino fundamental, César Augusto Cunha Dias (PHS), que obteve 2.703 votos em 2016, ocupa a cadeira de Osvaldo Lopes. Por fim, Ramon Baptista Bibiano (PMDB), comerciante de 53 anos, assume a cadeira de Rafael Martins.

Superintendência de Comunicação Institucional