MEIO AMBIENTE

Parlamentares vão verificar retirada de terra na bacia Olaria Jatobá

Intervenção na bacia estaria aumentando o mau cheiro na região e gerando transtornos aos moradores

terça-feira, 26 Junho, 2018 - 19:30
parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Convivendo com mau cheiro e alagamentos em períodos de chuva forte, a comunidade do Barreiro anseia pela conclusão das obras de estruturação e limpeza da bacia de contenção dos córregos Olaria e Jatobá, que se arrasta há alguns anos. No entanto, sem diálogo com a Prefeitura, moradores e comerciantes reclamam das intervenções iniciadas no local, que estariam agravando o mal-estar. O tema esteve em debate na Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, na tarde desta terça-feira (26/6), quando foi aprovada a realização de visita técnica ao local para verificar a situação. O colegiado deliberou ainda sobre o acompanhamento de famílias que vivem em área de risco no Bairro Havaí e a proposta de revisão do Plano Diretor da capital. Confira a pauta completa e o resultado da reunião.

A requerimento do vereador Irlan Melo (PR), a comissão visitará a bacia Olaria Jatobá, instalada nas proximidades da Avenida Senador Levindo Coelho com a Rua Primordial, quando serão verificadas as condições das obras. De acordo com moradores e comerciantes, a retirada de terra no local estaria aumentando o mau cheiro. A comunidade reclama da falta de informação sobre as intervenções previstas e seus possíveis impactos. A atividade está prevista para o dia 12 de julho, a partir das 10h.

Havaí

O grande volume de chuvas registrado na capital no início de 2018 provocou estragos em várias regiões da cidade. No Bairro Havaí, na Regional Oeste, a população tem denunciado o constante risco de deslizamentos que ameaçam destruir residências. Após visita técnica ao local, no último mês de abril, e audiência pública sobre o tema, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana deliberou pelo envio de algumas indicações à Prefeitura buscando melhorias no local.

Por solicitação do vereador Gilson Lula Reis (PCdoB), a comissão sugere à Urbel que realize o devido cadastramento e acompanhamento das famílias que vivem na região, em especial na Rua Zilah Rodrigues, onde as águas danificaram as obras de captação de rede de esgoto e destruíram os muros de contenção, gerando o risco de desabamento das casas do entorno.

Ainda, a comissão indica à Sudecap o conserto emergencial do muro de arrimo já existente e a construção de novos muros, especificamente, na área compreendida entre a ponte da Rua Zilah e o Ribeirão Arrudas. Também a SLU será acionada para que providencie a limpeza do Córrego do Cercadinho, no mesmo trecho da Rua Zilah, onde a situação é mais crítica.

Plano Diretor

Tramitando na Casa desde 2015, tendo sido objeto de várias audiências e reuniões, a revisão do Plano Diretor de Belo Horizonte retorna à pauta de debates e deve ser tema de nova audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, já na próxima sexta-feira (29/6), a partir das 14h. A atividade foi requerida pelo vereador Léo Burguês de Castro (PSL), líder de governo na Casa, e deve abordar o novo substitutivo-emenda a ser enviado ao Legislativo pela Prefeitura.

Participaram da reunião os vereadores Osvaldo Lopes (PHS), Eduardo da Ambulância (Pode) e Edmar Branco (Avante) e a vereadora Marilda Portela (PRB).

Superintendência de Comunicação Institucional

 

19ª Reunião Ordinária - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana