SEMINÁRIO

O papel das comunidades terapêuticas no tratamento da dependência química em pauta

Proposta é compreender a atuação das entidades civis e comunitárias no acolhimento e reinserção de usuários de drogas

quarta-feira, 13 Junho, 2018 - 13:15

Foto: CC0 Creative Commons

No dia 26 de junho, das 8h30 às 11h30, a Câmara de BH vai realizar o seminário "Políticas sobre Drogas: o que faz a sociedade civil”. A proposta é promover espaços de diálogo para debater o papel das entidades civis e comunitárias que atuam nos diversos cenários da dependência química na capital. Requerido pela vereadora Marilda Portela (PRB), o evento será promovido pela Comissão de Saúde e Saneamento. As atividades irão ocorrer no Plenário Amynthas de Barros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad) aprovou, no último mês de março, uma resolução que pode resultar em mudanças práticas na política nacional sobre drogas, já que sugere a necessidade de contínuo aprimoramento das ações públicas de prevenção, acolhimento, formação, pesquisa, cuidado e reinserção social de dependentes. 

Conforme explica Marilda Portela (PRB), a realização do seminário se justifica pela necessidade de compreender a atuação, em âmbito municipal, das entidades civis e comunitárias nos diversos cenários de dependência química em BH.

Temas como acolhimento voluntário e internação involuntária, grupos assistenciais para dependentes químicos e familiares, serviços de atenção psicológica, psiquiátrica e consultoria em dependência química serão abordados durante o evento. Acesse aqui a programação completa.

Foram convidados para o debate, dentre outros, representantes da Secretaria Municipal de Governo e de Segurança Pública, do Comitê Executivo de Política sobre Drogas do Município de BH, da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract).

Superintendência de Comunicação Institucional