VISITA TÉCNICA

Parque abandonado no Bairro Fernão Dias será fiscalizado nesta quarta

Frequentadores reclamam do acúmulo de lixo, do risco de proliferação de mosquitos, do mato alto e da falta de segurança

segunda-feira, 21 Maio, 2018 - 12:30

Bernardo Dias / CMBH

Infraestrutura danificada e condição de abandono do Parque Fernão Dias, localizado na Rua Neide, nº 33, no bairro de mesmo nome, motivaram visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, nesta quarta-feira (23/5), às 9h. Moradores e frequentadores reclamam do acúmulo de lixo, do risco de proliferação de mosquitos, do mato alto e da falta de segurança. A atividade foi requerida pelo vereador Edmar Branco (Avante). 

A área é uma das maiores áreas de preservação ambiental da Região Metropolitana de BH, mas devido à situação de abandono, não recebe mais visitantes. De acordo com a comunidade, a água empoçada favorece a proliferação de mosquitos, o mato necessita de capina e a fachada foi pixada. Além disso, como a cerca encontra-se danificada, as invasões são frequentes, constatando-se a presença de usuários de drogas no local.

Estrutura física

Com uma das maiores áreas de mata dentro da zona urbana, o parque possui cerca de 1 milhão de m², incluindo nascentes. O local é um refúgio para muitas espécies de animais, oferecendo vários atrativos, como quadras, parquinhos para crianças, campos de futebol e um velódromo, utilizado para provas de ciclismo.

Foram convidados para atividade representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Fundação de Parques Municipais, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste.

Superintendência de Comunicação Instituicional