VISITA TÉCNICA

Denúncia de precariedade no funcionamento de Conselho Tutelar preocupa parlamentares

Comissão de Direitos Humanos vai à unidade da Regional Leste avaliar medidas para qualificar oas atendimentos

quinta-feira, 15 Março, 2018 - 13:45

Google Maps

Dando continuidade às visitas em unidades do Conselho Tutelar do Município, a Comissão de Direitos Humanos vai à unidade da Região Leste, situada no Bairro Pompéia, nesta sexta (15/3), às 9h30. O objetivo é avaliar as instalações, as condições de pessoal e de funcionamento do equipamento. O plano de reconhecimento de conselhos tutelares objetiva fiscalizar denúncias de atendimento precário, falta de recursos materiais, além de problemas administrativos, pontos que segundo a população assistida estariam comprometendo os serviços prestados.

Segundo a equipe do vereador Edmar Branco (Avante), requerente da visita técnica, as denúncias teriam sido recebidas pelo gabinete após a realização dos seminários “ECA: Fortalecendo sua Compreensão” e “O Fortalecimento da Mulher e o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente”, ambos realizados na Câmara por iniciativa do parlamentar. 

O Conselho Tutelar Leste é o segundo do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente a receber a comissão, após requerimento de Branco. A última visita foi realizada ao Conselho Tutelar Nordeste e a expectativa é que em breve seja anunciada visita ao Conselho Tutelar Barreiro.

Foram convidados para a visita a secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra da Cunha Pinto Colares, o Presidente do Conselho Tutelar da Regional Leste, Gabriel Damásio, a coordenadora da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Maria de Lourdes Rodrigues Santa Gema, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte – CMDCA, Marcelo Moreira de Oliveira e o Diretor Regional de Assistência Social Leste (DRAS-L), Ricardo Marcelo Fait Gorchacov.

Superintendência de Comunicação Institucional