AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores reclamam do aumento do número de estacionamentos rotativos

Segundo relatos, especialmente no Bairro Floresta, o Faixa Azul tem levado motoristas a estacionar em lugares distantes

quarta-feira, 13 Setembro, 2017 - 12:15
Audiência discutirá ampliação do número de estacionamentos rotativos em bairros da capital

Imagem: Reprodução TV Globo Minas

O aumento do número de estacionamentos rotativos nos bairros de Belo Horizonte tem sido motivo de reclamações de motoristas e moradores de diversas áreas residenciais da capital. De janeiro a agosto deste ano, 625 vagas físicas foram criadas na cidade dentro do sistema Faixa Azul, conforme dados da BHTrans, montante 15 vezes maior que o registrado em 2016.O assunto será tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira (14/9). A reunião, requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP), vai debater especialmente a situação nos Bairros Cidade Nova, Nova Granada e Floresta.

Centro e Floresta

O Centro e o Bairro Floresta ganharam, no início de agosto, 268 vagas físicas, a maioria delas com o limite de duas horas de permanência. Apesar de recente, a mudança já motivou a revolta de dezenas de pessoas. Na Avenida Francisco Sales, no trecho entre as Ruas Itajubá e Sapucaí, moradores reivindicam a retirada do sistema de rotativo recém-implantado. No local, há um colégio, uma faculdade e dois prédios residenciais. Os moradores reclamam que, desde que as placas rotativas foram implantadas, estão sendo obrigados a parar os veículos a muitos quarteirões de distância, dificultando sua rotina.

Segundo a BHTrans, o aumento na quantidade de vagas de rotativo decorre do crescimento da frota do município e, diante disso, o sistema de Faixa Azul é a solução mais eficaz, para que todos consigam estacionar. De acordo com o órgão, todos os pontos onde as vagas são implantadas passam por um estudo prévio. Porém, há um período para que cada mudança seja avaliada e eventuais alterações sejam feitas.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no entanto, mostram que, de julho de 2016 a julho de 2017, a frota da capital cresceu apenas 6%. Já o número de vagas físicas de estacionamento rotativo teve um acréscimo de mais de 1400%.

Cidade Nova e Nova Granada

Desde o início do ano, mais dois bairros tiveram as vagas físicas de estacionamento rotativo ampliadas em BH. Em abril, o Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste, teve 137, em cinco quarteirões. Em maio, foi a vez do Nova Granada, que ganhou 220. Especialistas afirmam que o mecanismo é útil para a organização do trânsito da cidade, mas defendem critério na distribuição de vagas.

Hoje, a folha do rotativo em Belo Horizonte custa R$ 4,10 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados.  De acordo com a BHTrans, a receita líquida é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.

Foram convidados para a audiência o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Célio Freitas Bouzada, e a secretária municipal adjunta de Regulação Urbana, Maria Fernandes Caldas.

Superintendência de Comunicação Institucional