ACESSO A DIREITOS

Inclusão de pessoas com deficiência será tema de seminário na Câmara

Em pauta, propostas para qualificar as políticas públicas municipais do setor

segunda-feira, 4 Setembro, 2017 - 17:00

Designed by Peoplecreations / Freepik

No próximo dia 25 de setembro, a Câmara realiza o Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento, que inclui palestras, mesa redonda e atividades culturais, vai ocorrer no turno da manhã, entre 8h30 e 12h30, no hall da entrada principal da Câmara de BH. Requerido pela vereadora Nely (PMN) e promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, o seminário é aberto à participação popular. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas aqui.

A proposta é que o evento coloque em debate as políticas de inclusão das pessoas com deficiência, levando em conta as perspectivas de atores com atuação em diferentes áreas do conhecimento. Entre as atividades, estão previstas palestras sobre a Lei Brasileira de Inclusão e sobre o direito à cultura e ao lazer, bem como uma mesa redonda a respeito das políticas de garantia de direitos dessa parcela da população. Acesse aqui a programação completa.

Segundo a vereadora Nely, requerente do seminário, o objetivo é estimular a interlocução entre diferentes atores da sociedade, favorecendo o entendimento de que a inclusão é um direito e, portanto, aspecto central no processo de elaboração das políticas públicas. O seminário, além disso, é uma oportunidade de escuta dessa parcela da população: “No mês em que comemoramos a luta da pessoa com deficiência, faremos reflexões sobre as conquistas e desafios visando sua inclusão social e cidadania. Queremos também aproveitar esse espaço para ouvir as próprias pessoas com deficiência sobre as políticas públicas e ações que ainda carecem de aperfeiçoamento em nosso município”, avalia a parlamentar.

Entre os palestrantes, estão previstas as presenças de Kátia Ferraz, coordenadora da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva; do professor Marcelo Lino, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, além de representantes do projeto Tina Descolada, voltado a contribuir para o fortalecimento da autoestima de crianças e adolescentes com deficiência. A abertura do evento contará com apresentação do Coral de Vozes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte (Apae). Ao longo do dia, produtos artesanais criados por mães de alunos da instituição estarão expostos em feira na Praça Antônio Aleixo, em frente à Portaria II da Câmara Municipal.

Superintendência de Comunicação Institucional