AUDIÊNCIA PÚBLICA

Professores aposentados denunciam crescente perda salarial

Dobras de turno feitas na ativa são parcialmente incorporadas à aposentadoria, mas não sofrem reajuste

segunda-feira, 21 Agosto, 2017 - 17:45

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com carga horária fixa de 22 horas, os professores da rede pública municipal de ensino costumam dobrar as suas jornadas durante o ano todo, cobrindo faltas, férias ou outras lacunas no corpo docente. Quando aposentados, muitos professores têm os vencimentos relativos às horas excedentes incorporados à sua aposentadoria. No entanto, as remunerações não estariam sofrendo os reajustes integralmente, sendo afetado somente o vencimento relativo à jornada fixa. A categoria tem questionado a grande perda salarial ocasionada pela situação e será ouvida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, em audiência pública, na próxima quarta-feira (23/8), a partir das 14h.

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Gilson Reis (PCdoB) explica que a intenção é ouvir a categoria e avaliar possíveis alternativas para compensação das perdas, que estariam se acumulando desde 2005, em razão do congelamento do reajuste das aulas excedentes.

Foram convidados para o debate o secretário municipal de Governo, Paulo Lamac; a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben; o secretário municipal adjunto de Gestão Previdenciária, Gleison Pereira, e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-rede).

Superintendência de Comunicação Institucional

Tema: